Listagem de Questões sobre Geral
Além das suas atribuições corriqueiras, as assessorias de imprensa têm-se tornado, cada vez mais, instrumentos de mobilização de públicos em relação a causas sociais. Muitas campanhas de esclarecimento e de conscientização da população passam por essas assessorias, que se tornam, assim, responsáveis pela promoção de bem-estar social. Tendo como referência essas informações, julgue os itens a seguir.
I Alerta contra doenças, prevenção de acidentes, incentivo a práticas sociais, conscientização sobre direitos são campanhas de mobilização nas quais a assessoria de imprensa não deve se engajar.
II As assessorias se preocupam com a reputação das instituições.
III Mobilizar não é manipular.
IV Campanhas feitas ou apoiadas por assessorias de imprensa geralmente repercutem nos veículos de comunicação.
V Ações de responsabilidade social também dizem respeito às assessorias de imprensa.
A quantidade de itens certos é igual a
Por meio da comunicação organizacional, também chamada empresarial ou corporativa, é possível às organizações estabelecer um processo de comunicação com seus diversos públicos. A comunicação organizacional é integrada pela comunicação interna, administrativa, institucional e mercadológica. Com base nessas informações, assinale a opção correta.
A comunicação com o público precisa envolver ações que visem ao desenvolvimento e à cidadania. As atividades institucionais precisam ser exercidas com ética, para que a coisa pública seja objeto de visibilidade, transparência e controle. Com base nessas informações, julgue os itens a seguir.
I Na comunicação com o público, as organizações só usam a área de jornalismo quando há problemas ou crises.
II Ética é um conjunto de princípios que diz respeito a todo ser humano.
III Instituições envolvidas em ações de responsabilidade social promovem cidadania.
IV Garantir transparência é responsabilidade de toda a instituição e não apenas da assessoria de imprensa.
V O controle da coisa pública é atribuição tanto das instituições, quanto da imprensa e de toda a sociedade.
Estão certos apenas os itens
As grandes instituições públicas do país possuem em sua estrutura veículos de comunicação institucional que incluem jornal, rádio, TV e agência de notícias em tempo real, além de uma assessoria de imprensa ou de comunicação. Cada um desses veículos possui particularidades, mas todos trabalham conteúdos de interesse e buscam a adequação de linguagem na informação ao cidadão.
Tendo o texto acima como referência e acerca dos múltiplos aspectos que ele suscita, assinale a opção correta.
A direção de determinado órgão público que atua com pesquisa solicitou à respectiva assessoria de comunicação para adotar um instrumento de mídia social com a finalidade de obter interação direta com os públicos de interesse da organização. Nesse caso, como medida da assessoria para atender a essa demanda por maior participação nos processos da organização, é adequado
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