Questões de Comunicação Social do ano 2010

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Comunicação Social do ano 2010

É chamado de briefing o documento que contém (as/os)

Um artigo de Marco Silva (http://www.senac.br/INFORMATIVO/ bts/263/boltec263c.htm) cita a afirmação de M. Marchand, para quem

o emissor não emite mais no sentido que se entende habitualmente. Ele não propõe mais uma mensagem fechada, ao contrário, oferece um leque de possibilidades, que coloca no mesmo nível, conferindo a elas um mesmo valor e um mesmo estatuto. O receptor não está mais em posição de recepção clássica. A mensagem só toma todo o seu significado sob a sua intervenção. Ele se torna, de certa maneira, criador. Enfim, a mensagem que agora pode ser recomposta, reorganizada, modificada em permanência sob o impacto cruzado das intervenções do receptor e dos ditames do sistema, perde seu estatuto de mensagem 'emitida'. Assim, parece claramente que o esquema clássico da informação que se baseava numa ligação unilateral emissor-mensagem-receptor, se acha mal colocado em situação de

O sistema produtor de notícias não é, em sentido absoluto, uma fonte, mas um codificador inteligente, dotado de competência definida para intervir na mensagem, ao codificá-la. O receptor não é único, mas plural, indefinido e atuante. Fonte e receptores estão imersos no meio social. Em relação às funções da linguagem no jornalismo, julgue os itens que se seguem.

A mensagem, o conteúdo da comunicação, corresponde à função referencial. Por ser um referente, a mensagem sofre a influência do processo de elaboração de notícias.

Com relação às principais correntes teóricas do pensamento comunicacional, julgue os itens a seguir.

Atualmente, a comunicação é considerada um processo dialógico, em que o leitor/receptor interpreta as mensagens a partir de suas vivências e referências socioculturais.

Acerca da comunicação visual, considere:

I. Um programa de identidade visual possui consistência flutuante e pode ser tratado pela alta direção como um bem valioso para a empresa ou entidade.

II. O sistema de comunicação da marca de uma orga- nização deve ser normatizado e terá definições claras em relação ao uso da identidade visual, sendo de suma importância na consolidação da imagem institucional.

III. A comunicação visual estuda a individualidade de cada projeto e os aspectos particulares de cada um.

IV. Um fenômeno corporativo cada vez mais frequente é a apropriação das organizações por funcionários, fornecedores, clientes, entidades de classe e pela comunidade, os quais assumem muitas vezes uma postura de quase sócios do negócio.

Está correto o que consta APENAS em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis