Questões de Comunicação Social

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Comunicação Social

#Questão 903897 - Comunicação Social, Linguagens e Suportes Midiáticos, COSEAC, 2023, UFF, Tecnólogo/Formação: Comunicação Social

A obra referencial Hiperpublicidade ficou imensa para poder dar conta de todos os objetivos e, assim, foi segmentada em dois volumes para não afugentar leitores. Hiperpublicidade 1 dedicase aos fundamentos e às interfaces da Publicidade, em aproximações com a Psicanálise, com as Ciências Sociais e com o Marketing em suas diversas abordagens. Hiperpublicidade 2, atividades e tendências, mergulha no fazer publicitário, no planejamento e na pesquisa, nos processos de criação, no tratamento da imagem, nos novos formatos publicitários, na fotografia e na produção audiovisual, passando pela hipermídia e pelas comunidades virtuais. 
PEREZ, C. & BARBOSA, I. S. (org.). Hiperpublicidade 1: fundamentos e interfaces. São Paulo: Cengage Learning, 2007 (apresentação Bruno Pompeu)
O papel da área de Marketing no desenvolvimento de novos produtos insere-se no chamado 4Ps, conceito que vem a ser resumido pela sequência: 

O autor referencial Maurício Tavares, em sua obra “Comunicação Empresarial e Planos de Comunicação” define “planejamento” como sendo “ato ou efeito de planejar”, ou seja, a ação. E “plano” como o “documento escrito do processo formatado”, portanto, a materialização do planejamento.
TAVARES, M. Comunicação empresarial e planos de comunicação: integrando teoria e prática. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2010
Analise as afirmações abaixo.
I A construção de uma cultura organizacional eficiente e saudável e a manutenção das equipes unidas e alinhadas passam pela montagem de um plano de comunicação interna.
II As estratégias e os objetivos específicos da comunicação externa indicam como uma entidade se relaciona e se articula com as partes interessadas fora da organização.
III Não há, portanto, diferença essencial entre a comunicação interna e a comunicação externa das organizações uma vez que se trata somente de escolha de público-alvo.
Identifique a opção verdadeira: 

#Questão 903899 - Comunicação Social, Relações Públicas, COSEAC, 2023, UFF, Tecnólogo/Formação: Comunicação Social

“As comunicações são básicas para a existência diária de todo o indivíduo moderno e de toda organização, de qualquer tamanho”  LESLY, Philip. Os fundamentos de Relações Públicas e da Comunicação. São Paulo : Pioneira, 1995., p.46
Tendo em vista o que afirma Philip Lesly, autor referencial das relações públicas ao lado de Doug Newsom, Alan Scott, M. Cutlip, Allen H. Center e Dennis L. Wilcox, é procedimento essencial para que o relacionamento comunicacional das organizações realmente gere vantagens institucionais e mercadológicas: 

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva (...) (EF07LP01) Distinguir diferentes propostas editoriais – sensacionalismo, jornalismo investigativo etc. –, de forma a identificar os recursos utilizados para impactar/chocar o leitor que podem comprometer uma análise crítica da notícia e do fato noticiado. 
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_ docman&view=download&alias=79611-anexo-texto-bncc-aprovadoem-15-12-17-pdf&category_slug=dezembro-2017- pdf&Itemid=30192. Acesso em 24 jan. 2023
Competência prevista na Base Nacional Curricular, a utilização das mídias no processo de educação tem como autor central e principal divulgador no Brasil o pesquisador Ismar Soares, professor titular sênior da Universidade de São Paulo.
A esse uso chamamos de: 

#Questão 903901 - Comunicação Social, Linguagens e Suportes Midiáticos, COSEAC, 2023, UFF, Tecnólogo/Formação: Comunicação Social

O prazo para finalização de produtos para televisão (VTs, programas de entretenimento etc.) é fundamental na cadeia produtiva do setor. Todo profissional deve ficar atento a esse prazo, internamente chamado nas emissoras pelo termo: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis