Questões de Comércio Internacional do ano 2006

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Comércio Internacional do ano 2006

A ampliação da centralidade do tema serviços no quadro das três principais macronegociações comerciais em que o Brasil encontra-se envolvido – Rodada Doha, da Organização Mundial de Comércio (OMC), Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) e Mercosul-União Européia; decorre do substantivo aumento do peso econômico do setor na economia mundial como um todo, mas principalmente para os países desenvolvidos, grandes exportadores de serviços. A inclusão de serviços como parte do conceito de comércio internacional somente se consolidou na década de 90. O Acordo Geral sobre o Comércio de Serviços (GATS) entrou em vigor em 1995. Em seu artigo 1º são definidos quais modos de prestação de serviços?

A internacionalização dos mercados tem forçado as empresas a buscar profissionais com mentalidade e vivência nos mercados internacionais. O sucesso na formulação e na implementação de uma estratégia em nível internacional depende do comprometimento dos principais executivos tomadores de decisão com os mercados externos. Assinale a alternativa correta sobre o tema em questão.

Dependendo das características das organizações e do mercado, o Investimento Externo Direto poderá trazer uma série de vantagens ao fabricante/exportador, uma vez que este passa a ter um controle total do investimento. Porém, a empresa expõe grandes investimentos a riscos inerentes ao ambiente internacional. Uma companhia poderá optar pela fabricação em um mercado estrangeiro para:

A operacionalização de uma operação de comércio exterior, baseada em uma carta crédito, ocorre com os 10 passos a seguir listados. Enumere os itens de 1 a 10, na ordem seqüencial de acontecimentos e depois assinale a alternativa que contém a ordem correta (de cima para baixo).

( ) Após negociação entre as partes, o importador solicita ao banco emissor, situado em seu país, que emita uma carta de crédito em favor do exportador.

( ) De posse desses documentos, o importador retira as mercadorias no porto de destino.

( ) O banco negociador avisa ao exportador o recebimento de uma carta de crédito em seu nome, informando as condições contidas na mesma, condições estas, que deverão ser seguidas à risca pelo exportador para o recebimento das divisas.

( ) O banco analisa a documentação e, se não for verificada nenhum discrepância, libera o pagamento ao exportador.

( ) Após pagar o exportador, o banco negociador envia os documentos ao banco emissor, que o reembolsa.

( ) Pode haver a confirmação da carta de crédito por parte de um banco de primeira linha situado em um terceiro país. Busca-se, com isso, eliminar riscos referentes ao banco emissor (insolvência) ou ao país importador (riscos comerciais e políticos).

( ) O banco emissor emite e L/C e avisa ao banco negociador no país exportador.

( ) O vendedor entrega os documentos ao banco negociador.

( ) O banco emissor entrega os documentos ao importador contra o pagamento do valor da L/C.

( ) O exportador envia os produtos de acordo com as condições pactuadas com o importador.

Toda empresa que nunca exportou precisa vencer muitos obstáculos, sendo um deles o cultural. A disputa no mercado mundial deve ser precedida de uma mudança na mentalidade dos empregados da organização. Um dos significados da mudança cultural é que o "famoso jeitinho brasileiro" deve ser abandonado, pois ele:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis