Questões de Códigos de Ética da ITEDES

A Resolução CFN N.º 334/2004 dispõe sobre o Código de Ética do Nutricionista e dá outras providências. Considere as afirmativas abaixo e marque Verdadeiro (V) ou Falso (F):

( ) É vedado divulgar, fornecer, anunciar ou indicar produtos, marcas de produtos e subprodutos, alimentares ou não, de empresas ou instituições atribuindo aos mesmos benefícios para a saúde, sem os devidos fundamentos científicos e de eficácia não comprovada, ainda que atendam a legislação de alimentos e sanitária vigentes.

( ) É dever do nutricionista fornecer informações sobre o estado nutricional de indivíduos, que estejam sob sua responsabilidade profissional, a outro nutricionista que esteja coassistindo ou vá prosseguir na assistência.

( ) É dever do nutricionista assumir ou permanecer no emprego, cargo ou função deixado por outro nutricionista que tenha sido demitido ou exonerado em represália a atitude de defesa da ética profissional, ou de movimentos legítimos da categoria, salvo em casos de desconhecimento comprovado da situação ou após a anuência do Conselho Regional de Nutricionistas.

( ) É dever do nutricionista utilizar os recursos de divulgação ou os veículos de comunicação para divulgar conhecimentos de alimentação e nutrição que possam caracterizar a realização de consultas ou atendimentos, a formulação de diagnósticos ou a concessão de dietas individualizadas.

( ) É permitido ao nutricionista realizar consultas e diagnósticos nutricionais, bem como prescrição dietética, através da Internet ou qualquer outro meio de comunicação que configure atendimento não presencial.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo:

  • A.

    V – V – V – F – F

  • B.

    V – V – F – F – F

  • C.

    V – F – V – V – F

  • D.

    F – V – F – F – V

  • E.

    V – V – F – F – V

Clique em uma opção abaixo para responder a questão: