A Resolução CFN N.º 334/2004 dispõe sobre o Código de Éti...

A Resolução CFN N.º 334/2004 dispõe sobre o Código de Ética do Nutricionista e dá outras providências. Considere as afirmativas abaixo e marque Verdadeiro (V) ou Falso (F):

( ) É vedado divulgar, fornecer, anunciar ou indicar produtos, marcas de produtos e subprodutos, alimentares ou não, de empresas ou instituições atribuindo aos mesmos benefícios para a saúde, sem os devidos fundamentos científicos e de eficácia não comprovada, ainda que atendam a legislação de alimentos e sanitária vigentes.

( ) É dever do nutricionista fornecer informações sobre o estado nutricional de indivíduos, que estejam sob sua responsabilidade profissional, a outro nutricionista que esteja coassistindo ou vá prosseguir na assistência.

( ) É dever do nutricionista assumir ou permanecer no emprego, cargo ou função deixado por outro nutricionista que tenha sido demitido ou exonerado em represália a atitude de defesa da ética profissional, ou de movimentos legítimos da categoria, salvo em casos de desconhecimento comprovado da situação ou após a anuência do Conselho Regional de Nutricionistas.

( ) É dever do nutricionista utilizar os recursos de divulgação ou os veículos de comunicação para divulgar conhecimentos de alimentação e nutrição que possam caracterizar a realização de consultas ou atendimentos, a formulação de diagnósticos ou a concessão de dietas individualizadas.

( ) É permitido ao nutricionista realizar consultas e diagnósticos nutricionais, bem como prescrição dietética, através da Internet ou qualquer outro meio de comunicação que configure atendimento não presencial.

Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo:

  • A.

    V – V – V – F – F

  • B.

    V – V – F – F – F

  • C.

    V – F – V – V – F

  • D.

    F – V – F – F – V

  • E.

    V – V – F – F – V

Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Menina, 14 anos de idade, vinha apresentando perda de peso, elevação de transaminases, fadiga e emagrecimento. Foram solicitados exames laboratoriais que evidenciaram aumento das transaminases, 1,5 vezes acima da normalidade; bilirrubinas normais; e fosfatase alcalina normal. A paciente não tinha histórico de etilismo ou de tabagismo. Foram solicitados, em nova consulta, exames complementares de sangue que evidenciaram presença de títulos anti LKM-1. Foi solicitada medição do antimitocôndria, que resultou negativo. A sorologia para todas as hepatites virais foi negativa.

Considerando o caso clínico apresentado, julgue os itens a seguir.

Trata-se de uma provável hepatite autoimune tipo (HAI) III.

Resolva a questão aqui ›


Encerrada a instrução criminal de um processo em que o acusado foi denunciado pelo crime de furto (art. 155, caput, do Código Penal), o juiz entende que estão presentes provas de que, na verdade, o delito praticado por aquele foi de receptação qualificada (art. 180, §1º, do Código Penal), fato não descrito na denúncia. Em consequência, o juiz deverá:

Resolva a questão aqui ›


Diante de um paciente com suspeita de síndrome coronária aguda, além da anamnese e do exame físico direcionados, recomenda-se a seguinte abordagem em relação ao eletrocardiograma (ECG) e ao marcador de necrose miocárdica (MNM):

Resolva a questão aqui ›