Questões sobre Código de Ética do Assistente Social

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Código de Ética do Assistente Social

Acerca da ética profissional pertinente ao assistente social, julgue os itens a seguir à luz da legislação específica do assistente social e do vigente Código de Ética do Assistente Social, publicado em 1993. É dever do assistente social denunciar possíveis falhas nos regulamentos, nas normas e nos programas da instituição em que trabalhe quando estes ferirem princípios e diretrizes do seu código de ética profissional.

Acerca da ética profissional pertinente ao assistente social, julgue os itens a seguir à luz da legislação específica do assistente social e do vigente Código de Ética do Assistente Social, publicado em 1993. De acordo com o Conselho Federal de Serviço Social, a versão anterior do Código de Ética do Assistente Social, publicada em 1986, expressava clara conformidade com as bases filosóficas tradicionais, nitidamente conservadoras, orientadoras da ética da neutralidade.

O assistente social possui como uma das regulamentações que orientam a sua prática profissional, o Código de Ética Profissional que estabelece como um dos deveres

“O código de Ética do Assistente social se organiza em torno de um conjunto de princípios, deveres, direitos e proibições que orientam o comportamento ético profissional, oferecem parâmetros para ação cotidiana e definem suas finalidades ético-políticas, circunscrevendo a ética profissional no interior do projeto ético-político e em sua relação com a sociedade e a história. Essa estrutura requer um suporte teórico que assegure a fundamentação da concepção ética e dos valores ético-políticos, dando sustentação ao conjunto de prescrições”. (BARROCO e TERRA, 2012). Na elaboração do código de 1993, tal apoio foi buscado:

Acerca dos Princípios Fundamentais do Código de Ética Profissional, analise as afirmativas:

I - Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes - autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais.

II - Recusa intransigente dos direitos humanos e defesa do arbítrio e do autoritarismo.

III - Defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida.

IV - Defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida.

Assinale a alternativa CORRETA:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis