Questões de Códigos de Ética da Exatus

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Códigos de Ética da Exatus

“O código de Ética do Assistente social se organiza em torno de um conjunto de princípios, deveres, direitos e proibições que orientam o comportamento ético profissional, oferecem parâmetros para ação cotidiana e definem suas finalidades ético-políticas, circunscrevendo a ética profissional no interior do projeto ético-político e em sua relação com a sociedade e a história. Essa estrutura requer um suporte teórico que assegure a fundamentação da concepção ética e dos valores ético-políticos, dando sustentação ao conjunto de prescrições”. (BARROCO e TERRA, 2012). Na elaboração do código de 1993, tal apoio foi buscado:

Acerca dos Princípios Fundamentais do Código de Ética Profissional, analise as afirmativas:

I - Reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes - autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais.

II - Recusa intransigente dos direitos humanos e defesa do arbítrio e do autoritarismo.

III - Defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida.

IV - Defesa do aprofundamento da democracia, enquanto socialização da participação política e da riqueza socialmente produzida.

Assinale a alternativa CORRETA:

Como todo trabalhador assalariado, o assistente social vivencia desemprego, a exploração do trabalho, sua precarização e desregulamentação, a criação de atividades temporárias sem segurança, sem benefícios com a instituição de novos cargos e funções técnicas similares às praticadas pelo Serviço Social. Quem não se submete às regras da alta exploração do trabalho é substituído sem grandes esforços, tendo em vista a necessidade de sobrevivência dos trabalhadores. Nesses casos, o atual código de Ética Profissional previu que são ações disciplinares, dentre outras:

I - Compactuar com o exercício ilegal da Profissão, inclusive nos casos de estagiários/as que exerçam atribuições específicas, em substituição aos/às profissionais.

II - Exercer a Profissão quando impedido/a de fazêlo, ou facilitar, por qualquer meio, o seu exercício ao/às não inscritos/as ou impedidos/as.

III - Emprestar seu nome e registro profissional a firmas, organizações ou empresas para simulação do exercício efetivo do Serviço Social.

IV - Pleitear para si ou para outrem emprego, cargo ou função que estejam sendo exercidos por colega.

Assinale a alternativa CORRETA:

A Resolução nº 803/1996 emitida pelo Conselho Federal de Contabilidade aprova o Código de Ética Profissional do Contador, determinando a forma como o profissional deve agir e, em contrapartida, as proibições e impedimentos. No caso de transgressão aos preceitos do referido código, o profissional terá cometido infração ética, ficando sujeito às penalidades previstas. Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma penalidade prevista no Código de Ética Profissional do Contador:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis