Questões sobre Código de Ética do Assistente Social

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Código de Ética do Assistente Social

O Título II do Código de Ética trata dos direitos e das responsabilidades gerais do assistente social e, em seu Art. 3º, determina os deveres do assistente social. Analise as afirmativas abaixo e identifique a alternativa correta.

Julgue os itens a seguir à luz do Código de Ética Profissional e do projeto ético-político do serviço social. As alterações realizadas no atual Código de Ética do Assistente Social reafirmam princípios e valores do projeto ético-político ao reconhecer a linguagem de gênero e adotar em todo o texto, simultaneamente, as formas masculina e feminina, além de substituir o termo opção sexual por orientação sexual.

Julgue os itens a seguir à luz do Código de Ética Profissional e do projeto ético-político do serviço social. A articulação com os movimentos de outras categorias profissionais constitui um dos princípios do Código de Ética do Assistente Social, devendo ultrapassar os limites do corporativismo.

Frente aos seus deveres de atuação como Assistente Social, conforme o Código de Ética Profissional (1993), é correto afirmar que este profissional deve:

A história recente da sociedade brasileira, polarizada pela luta dos setores democráticos contra a ditadura e, em seguida, pela consolidação das liberdades políticas, propiciou uma rica experiência para todos os sujeitos sociais. Valores e práticas até então secundarizados (a defesa dos direitos civis, o reconhecimento positivo das peculiaridades individuais e sociais, o respeito à diversidade, etc.) adquiriram novos estatutos, adensando o elenco de reivindicações da cidadania. Particularmente para as categorias profissionais, esta experiência recitou as questões do seu compromisso ético-político e da avaliação da qualidade dos seus serviços. Nestas décadas, o Serviço Social experimentou, no Brasil, um profundo processo de renovação. Na intercorrência de mudanças ocorridas na sociedade brasileira com o próprio acúmulo profissional, o Serviço Social se desenvolveu teórica e praticamente, laicizou-se, diferenciou-se e, na entrada dos anos noventa, apresenta-se como profissão reconhecida academicamente e legitimada socialmente. A dinâmica deste processo que conduziu à consolidação profissional do Serviço Social materializou-se em conquistas teóricas e ganhos práticos que se revelaram diversamente no universo profissional. Assinale a alternativa que indica uma expressão dessas conquistas e ganhos:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis