Questões sobre Código de Ética do Assistente Social

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Código de Ética do Assistente Social

Considerando o debate acerca dos fundamentos éticos e o arcabouço legal e institucional do serviço social, julgue os itens subsequentes.

Um dos princípios éticos fundamentais da categoria profissional consiste no reconhecimento da liberdade como valor ético central e das demandas políticas a ela inerentes — autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais.

O código de ética do assistente social constitui um efetivo instrumento político-educativo da categoria, bem como um mecanismo eficaz do exercício profissional. Segundo o referido código, ao assistente social é vedado:

I - depor como testemunha a respeito de situação sigilosa do usuário de que tenha conhecimento no exercício profissional, mesmo quando autorizado.

II - apresentar à justiça, na qualidade de perito ou testemunha, as conclusões de seu laudo ou depoimento.

III - aceitar nomeação como perito e/ou atuar em perícia, quando a situação não se caracterizar como área de sua competência ou de sua atribuição profissional, ou quando infringir dispositivo legal relacionado a impedimento ou suspeição.

IV - contribuir para a alteração da correlação de forças institucionais, apoiando as legítimas demandas de interesses da população usuária.

Assinale a alternativa CORRETA.

De acordo com o Código de Ética do Assistente Social, o princípio ético fundamental que está relacionado com a universalidade de acesso aos bens e serviços e com a gestão democrática dos programas e políticas sociais corresponde ao posicionamento do assistente social em favor de

Com relação aos aspectos éticos e às diferentes áreas e limites da atuação profissional do assistente social, julgue os itens a seguir.

Na relação com os usuários, a ética profissional se objetiva por meio de ações determinadas pelo empregador.

Com base na atual legislação que rege a profissão de assistente social, julgue os itens seguintes.

Conforme estabelecido no código de ética profissional do assistente social e regulamentado por resolução do CFESS, o desagravo público constitui instrumento que pode ser utilizado pelo assistente social que se sentir ofendido, por qualquer pessoa, em sua honra profissional.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis