Listagem de Questões sobre Geral
Grupos sociais pobres, no mundo desenvolvido, receberam, a partir do keynesianismo, mecanismo de proteção e garantias de alívio para suas necessidades básicas. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
Na maioria dos países latino-americanos e no Brasil, em particular, sempre houve uma relação bem estruturada entre organizações políticas, atores sociais e o Estado, mesmo atualmente, quando novos atores apareceram, como novos sindicatos, tentando adaptar-se ao mundo globalizado, e novos partidos políticos com ilusionismo eleitoral e renovadas formas de caudilhismo tradicional.
Entende-se por desigualdades sociais e pobreza a incapacidade de buscar o bem-estar individual e familiar e de funcionar como ser humano em sociedades organizadas. A respeito da desigualdade, da pobreza e da exclusão social, julgue os itens seguintes.
Uma das causas principais para o aumento da desigualdade e da pobreza com exclusão social é a crescente precarização das relações de trabalho e a conseqüente diminuição no financiamento do sistema de proteção social.
As altas taxas de acumulação e o alto nível de emprego no imediato pós-Segunda Grande Guerra Mundial foram fatores que impulsionaram velozmente o sindicalismo, que, por sua vez, trouxe conflitos, levando à débâcle dos sistemas de bem-estar social pouco tempo depois.
O desemprego e a desregulamentação das leis do trabalho são conseqüências da grande e crescente migração de pobres para as áreas de alta concentração industrial urbana.
No combate à desigualdade e à erradicação da pobreza, os governos combatem aqueles aspectos da desigualdade que mais se apresentam abjetos ou ofensivos à concepção de justiça vigente, porque traduzem exatamente as maiores inquietações dos formuladores e dos que decidem políticas sociais.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}