Questões de Ciência da Computação da FCC

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Considere a estrutura abaixo que representa um problema de rotas em pequena escala.

Considere, por hipótese, que solicitou-se a um Agente de Fiscalização à Regulação de Transporte da ARTESP utilizar alguma estratégia lógica para, partindo do ponto 1, chegar ao ponto 6 usando a menor rota. De um mesmo ponto pode haver mais de uma rota, com distâncias diferentes. A lógica correta utilizada pelo Agente, em função dos pontos a serem percorridos, foi

Considere o trecho de código PL/SQL abaixo

No trecho de código foi atribuída a modalidade de transporte coletivo T à variável modalidade. Como esta modalidade não está dentre as tratadas no CASE, a lacuna I deve ser preenchida com

Suponha que em uma organização existe um conjunto de cargos e para cada cargo existem regras de cálculo da taxa de produtividade, cujo valor é determinado por uma porcentagem do salário base do funcionário. Este valor é acrescido ao salário do funcionário como um bônus. Um desenvolvedor deve criar uma solução que utilize um design pattern (padrão de projeto) cuja intenção é: “definir uma família de algoritmos, encapsular cada uma delas e torná-las intercambiáveis. O padrão de projeto permite que o algoritmo varie independentemente dos clientes que o utilizam”. Ou seja, o padrão sugere que algoritmos parecidos (métodos de cálculo da taxa de produtividade) sejam separados de quem os utiliza (funcionário). O padrão, além de encapsular os algoritmos da mesma família, também permite a reutilização do código. Nesta situação, caso a regra para cálculo da taxa de produtividade de dois tipos de funcionários, como Desenvolvedor e DBA, seja a mesma, não é necessário escrever código extra. Caso seja necessário incluir um novo cargo, basta implementar sua estratégia de cálculo da taxa ou reutilizar outra similar. Nenhuma outra parte do código precisa ser alterada.

O design pattern mencionado na situação apresentada é

Considere que uma Agente de Fiscalização à Regulação de Transporte está utilizando um diagrama UML que mostra a arquitetura de um sistema sendo desenvolvido na ARTESP. O diagrama apresenta a distribuição dos artefatos do software em relação aos alvos da implantação. Os artefatos são arquivos executáveis, bibliotecas, banco de dados, aplicações etc. Os alvos da implantação são representados por nós que se referem a dispositivos de hardware ou ambientes de software, como banco de dados, navegadores, servidores web, servidores de banco de dados etc. Os nós são conectados através de caminhos de comunicação que criam um sistema conectado, como protocolos (HTTP/HTTPS, JDBC etc). O diagrama UML utilizado pela Agente é denominado

Considere, por hipótese, que um Agente de Fiscalização à Regulação de Transporte da ARTESP ficou responsável por analisar alguns Acordos de Nível de Serviço − ANSs que possuíam as características abaixo.

ANS 1 − as características do serviço e o nível de serviço previstos no acordo são únicos para um único cliente e não podem ser compartilhados por outros clientes.

ANS 2 − é um acordo firmado com uma única empresa e cobre todos os serviços entregues a cada cliente interno da empresa.

ANS 3 – o acordo cobre todos os aspectos relevantes de um serviço específico entregue a um grupo específico de clientes com o mesmo nível de serviço exigido.

De acordo com a ITIL v3, atualizada em 2011, os ANSs 1, 2 e 3 são, correta e respectivamente, dos tipos:

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