891 Q149746
Ciência da Computação
Ano: 2010
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Qual das características abaixo é de uma rede Token Ring?

892 Q149745
Ciência da Computação
Ano: 2010
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Para as topologias Física e Lógica de redes de computadores são feitas as afirmativas a seguir.

I – A topologia física em barramento é uma topologia na qual os computadores são ligados em um mesmo barramento físico de dados. Embora essa topologia física tenha caído em desuso, logicamente ela é amplamente utilizada, como, por exemplo, pelas redes ethernet.

II – Na topologia física em anel, são utilizados concentradores em cada estação conectada à rede para reduzir a distorção que esta topologia gera no sinal transmitido.

III – A topologia física em estrela se caracteriza pela utilização de conectores BNC que conectam os cabos da rede a um conector T que, por sua vez, está conectado à plac...

893 Q149744
Ciência da Computação
Ano: 2010
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

O escritório da Empresa X está localizado em um prédio onde existem diversas salas comerciais ocupadas por outras empresas. Marcos é o administrador da rede da Empresa X, onde os computadores estão conectados em uma rede wireless via Wi-Fi. Para impedir que usuários em salas próximas consigam conectar-se à sua rede, Marcos resolveu adotar uma solução baseada em autenticação e criptografia. No contexto de redes wireless e com base no que foi descrito, qual dos padrões abaixo poderia ser adotado por Marcos?

894 Q149743
Ciência da Computação
Ano: 2010
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Após enviar um datagrama para um servidor na Internet, uma estação recebeu uma mensagem ICMP TIME EXCEEDED. Significa que

895 Q149742
Ciência da Computação
Ano: 2010
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Durante o projeto de uma rede Wi-Fi, um analista realizou uma pesquisa para levantar quais fontes poderiam gerar interferência no sinal transmitido entre os pontos de acesso à rede e os computadores. Se a sua pesquisa tomar como base, exclusivamente, a faixa nominal de frequências utilizadas pela rede Wi-Fi, qual das fontes abaixo NÃO constitui possível fonte de interferência?

896 Q149741
Ciência da Computação
Ano: 2010
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

O administrador de um servidor instalou três placas de rede ligadas a um servidor membro do Windows Server 2003. Após uma série de análises, ele concluiu que duas placas de rede funcionam adequadamente, mas que uma terceira parece estar em conflito com outro dispositivo do seu sistema. Como o administrador pode identificar o outro dispositivo do sistema que está em conflito com a terceira placa de rede?

897 Q149740
Ciência da Computação
Ano: 2010
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

A arquitetura Diffserv é capaz de prover QoS em redes IP. Com relação a esta arquitetura, considere as afirmativas abaixo.

I – O campo Differentiated Services (DS) no pacote Ipv6 é marcado com um padrão binário específico chamado DSCP (DS Codepoint) e é utilizado para indicar como os roteadores devem tratar o pacote em termos de QoS.

II – O tratamento de QoS dado a cada pacote, em cada roteador da rede, é denominado Per Hop Behavior (PHB), e cada roteador de um domínio Diffserv tem sua tabela própria para a determinação do PHB em função do DSCP do pacote.

III – O conjunto de fluxos de tráfegos pertencentes à mesma classe de serviço é denominado, na nomenclatura Diffserv sobre MPLS, Behav...

898 Q149739
Ciência da Computação
Ano: 2010
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

Os protocolos de vetor de distância precisam de vários mecanismos para evitar loops. Qual dos recursos do vetor de distância impede loops de roteamento ao fazer o protocolo de roteamento anunciar somente um subconjunto de rotas conhecidas, em vez de anunciar toda a tabela de roteamento?

899 Q149738
Ciência da Computação
Ano: 2010
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

A comunicação por meio do padrão H.323 emprega uma série de elementos básicos que, juntos, possibilitam a comunicação multimídia. As funções de autenticação, autorização e tarifação são funções do

900 Q149737
Ciência da Computação
Ano: 2010
Banca: Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

A recomendação H.323 tem o objetivo de especificar sistemas de comunicação multimídia em redes baseadas em pacotes e que não provêm uma Qualidade de Serviço (QoS) garantida. Qual dos protocolos baixo, referenciados pelo H.323, é um padrão de codificação de áudio?