Questões sobre Identidade dos seres vivos

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Listagem de Questões sobre Identidade dos seres vivos

Leia o trecho a seguir.

A identificação dos tipos de fungos encontrados em um cadáver pode auxiliar na determinação do intervalo post mortem. Um estudo realizado no Ceará, analisou amostras retiradas de cadáveres em diferentes estágios de decomposição e os resultados mostraram, de modo geral: prevalência dos gêneros Aspergillus e Candida, no período gasoso; Candida, no período coliquativo; e Aspergillus, Penicillium e Mucor, no período de esqueletização.

D.A.D. WEÇOSKI & P. DALZOTO. Revista Brasileira de Criminologia. 12(2), p. 112-121, 2023. (Adaptado).


Com relação aos fungos de interesse forense, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Para diferenciar fungos unicelulares de células bacterianas crescendo sobre cadáveres, pode-se avaliar a composição da parede celular. Nos fungos, ela contém predominantemente celulose, enquanto nas bactérias, a composição é de peptidoglicana.
( ) Alguns fungos são dimórficos, apresentando duas formas de crescimento – filamentosa ou levedura – e podem passar de uma forma para outra quando mudam as condições ambientais.
( ) A dosagem de etanol em amostras biológicas post mortem pode sofrer interferência devido à presença de leveduras que realizam a fermentação.

As afirmativas são, respectivamente,

Leia o fragmento a seguir.

Nos Estados Unidos, os genes e agentes biológicos com potencial de uso no bioterrorismo estão sob a fiscalização e o controle do Center for Disease Control (CDC), que possui um banco de informações sobre os principais micro-organismos e as principais toxinas, bem como os antídotos e os procedimentos a serem adotados em caso de ataque. 

Disponível em: (https://www.scielo.br/j/bioet/a/RtrGZzZxcGJywgdBgpVVXMS/?lang=pt.) Acesso em: 10/1/2025. Adaptado.


Assinale a opção que apresenta exemplos de patógenos zoonóticos com potencial utilização em bioterrorismo.

#Questão 1132099 - Biologia, Identidade dos seres vivos, Avança SP, 2025, Prefeitura de São Miguel Arcanjo - SP, Professor Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) - Ciências da Natureza

A introdução de espécies exóticas em ambientes naturais frequentemente desencadeia desequilíbrios ecológicos, sociais e econômicos. Sobre o impacto de espécies invasoras, analise as seguintes afirmativas:

I. Espécies invasoras podem competir com espécies nativas por recursos, levando à redução da biodiversidade local.
II. A introdução intencional de espécies exóticas gera impactos positivos ao ecossistema, sendo mais prejudicial apenas a introdução acidental.
III. O controle de espécies invasoras frequentemente requer investimentos financeiros significativos e nem sempre apresenta eficiência suficiente para permitir que os ecossistemas recuperem seu equilíbrio natural.
IV. Exemplos de espécies invasoras incluem tanto animais quanto plantas que se espalham rapidamente em um ambiente novo.

Assinale a alternativa correta:

#Questão 1132104 - Biologia, Identidade dos seres vivos, Avança SP, 2025, Prefeitura de São Miguel Arcanjo - SP, Professor Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) - Ciências da Natureza

O sistema endócrino cumpre função determinante na regulação do metabolismo corporal. Um dos hormônios produzidos pela tireoide é responsável por controlar a taxa metabólica basal, influenciando processos como consumo de oxigênio e produção de calor. Qual é o nome desse hormônio?

#Questão 1132105 - Biologia, Identidade dos seres vivos, Avança SP, 2025, Prefeitura de São Miguel Arcanjo - SP, Professor Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) - Ciências da Natureza

Com base nas características gerais dos seres vivos e na classificação dos reinos, assinale a alternativa que descreve corretamente o reino a que se refere:

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