Questões sobre Identidade dos seres vivos

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Identidade dos seres vivos

A separação do supercontinente Gondwana ocorreu de forma gradual ao longo de milhões de anos, influenciando a evolução e diversificação dos seres vivos. Entre os mamíferos, a separação da Austrália da América do Sul e Antártica, há aproximadamente 100 milhões de anos, isolou populações, incluindo os ancestrais dos monotremados, os quais mantêm características distintas dos mamíferos que evoluíram em outros continentes.
É uma diferença evolutiva importante entre os grupos de mamíferos monotremados e os mamíferos placentários quando

Os artrópodes foram, talvez, os primeiros animais a se estabelecerem na terra; sua origem foi um acontecimento importante na história da vida no planeta. Atualmente são encontrados na maioria dos ecossistemas, sendo atores importantes nas redes ecológicas. A diversidade dos artrópodes é refletida no número de espécies, na utilização dos recursos, na ocupação de habitats, nos padrões de coloração etc.
Sobre a taxonomia dos artrópodes, analise as seguintes afirmações:

I. O filo Arthropoda é dividido em cinco subfilos principais: Chelicerata, Myriapoda, Crustacea, Hexapoda e Trilobitomorpha.
II. Artrópodes da classe Insecta são caracterizados por possuir três pares de pernas e um corpo dividido em cabeça, tórax e abdômen.
III. Artrópodes da classe Arachnida, como aranhas e escorpiões, possuem quatro pares de patas inseridas no tórax e não possuem antenas.
IV. Crustáceos são predominantemente aquáticos e incluem grupos como camarões, caranguejos e krill.

Estão corretas apenas as afirmativas 

No desenvolvimento embrionário, na fase de gástrula, quando as células do embrião iniciam o processo de formação das camadas germinativas, surge uma estrutura chamada blastóporo, que comunica o intestino primitivo e o meio externo. Essa estrutura é utilizada para diferenciar os animais em dois grandes grupos.
Analise as seguintes afirmações sobre a utilização dessa característica para classificação dos invertebrados.

I. Nos protostômios, o blastóporo vai dar origem ao ânus, enquanto nos deuterostômios originará a boca.
II. Nos protostômios, o blastóporo vai dar origem à boca, enquanto nos deuterostômios originará o ânus.
III. No filo Porífera, o desenvolvimento do blastóporo segue o padrão protostômio, com a formação da boca a partir do blastóporo.
IV. Os moluscos são um exemplo de invertebrados em que o blastóporo dá origem à boca.

Estão corretas apenas as afirmativas

Os anexos embrionários representam um marco fundamental na evolução dos vertebrados, especialmente na conquista do ambiente terrestre, passando por diversas modificações ao longo do tempo. Essas estruturas desempenham papéis fundamentais para proteção, nutrição e desenvolvimento do embrião, permitindo que diversos grupos animais se adaptassem a diferentes nichos ecológicos.
A descrição correta do papel dos anexos embrionários na evolução dos vertebrados terrestres é aquela em que 

No período devoniano, ocorreu uma grande diversificação dos peixes, surgindo novas espécies adaptadas a diferentes ambientes. Atualmente são conhecidas cerca de 34000 espécies de peixes encontradas principalmente em ambientes de água doce e salgada. Esses dois ambientes diferem em vários aspectos, destacando-se a concentração de sais dissolvidos neles, o que determina diferentes adaptações fisiológicas para sobreviver em cada ambiente.
Sobre as adaptações fisiológicas que podem ser encontradas em peixes ósseos de água salgada e de água doce, é correto afirmar que 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis