Questões de Biologia do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Biologia do ano 2025

#Questão 1099575 - Biologia, Ecologia e ciências ambientais, FUNDATEC, 2025, IF-AM, Técnico de Laboratório - Área Recursos Pesqueiros

As mudanças climáticas, impulsionadas pelo aumento dos gases de efeito estufa, impactam diretamente os ecossistemas aquáticos. O aquecimento dos oceanos, a acidificação das águas, as variações na salinidade e a menor solubilidade do oxigênio afetam o metabolismo, o crescimento e a reprodução de diversas espécies aquícolas, tanto marinhas quanto continentais. A partir desse contexto, analise as assertivas a seguir:

I. O aumento da temperatura dos oceanos tem impactos diretos no metabolismo, crescimento e reprodução das espécies marinhas. Espécies como salmão, camarão e ostras, por exemplo, são sensíveis às mudanças térmicas. O crescimento e a sobrevivência dessas espécies são comprometidos quando a temperatura excede os limites ideais.
II. A acidificação das águas oceânicas, que ocorre devido à maior absorção de CO₂ pelos mares, prejudica organismos calcários, como moluscos e corais, comprometendo sua capacidade de formar estruturas calcárias essenciais para sua sobrevivência. As alterações nos recifes de corais impactam não apenas as espécies que deles dependem para abrigo e alimentação, mas também a biodiversidade marinha como um todo.
III. As alterações na salinidade e nos padrões de precipitação também têm um impacto direto na aquicultura marinha, principalmente nas zonas costeiras, onde a salinidade pode variar devido a mudanças na quantidade de precipitação e no aumento do nível do mar. Espécies marinhas, como mexilhões e ostras, que dependem de uma salinidade constante para sua sobrevivência e reprodução, podem enfrentar dificuldades à medida que os padrões de salinidade se alteram.
IV. A temperatura elevada das águas diminui a solubilidade do oxigênio, prejudicando a respiração das espécies de água doce e marinha. Esse fenômeno é particularmente crítico para espécies de água doce, como a tilápia, que são muito sensíveis a variações térmicas.

Quais estão corretas?

#Questão 1099584 - Biologia, Moléculas, células e tecidos, FUNDATEC, 2025, IF-AM, Técnico de Laboratório - Área Recursos Pesqueiros

O ____________ na água é um parâmetro de vital importância na piscicultura. A maioria dos peixes o captura por meio de um complexo órgão branquial, sendo utilizado para a respiração celular. Assim, a sua disponibilidade em níveis adequados é essencial para que os peixes possam se alimentar e crescer da forma esperada. Para espécies de águas frias, a sua concentração na água deve ser sempre superior a 5,0 mg/L. Já para os de águas quentes (tropicais), o ideal é uma concentração acima de 3,0 mg/L. Em situações nas quais a concentração esteja abaixo desses valores, os animais poderão sobreviver, porém isso resultará em desempenho aquém do esperado. Níveis abaixo de 1,0 mg/L são letais para a maioria das espécies, se expostas por muitas horas a essa situação.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna o trecho acima.

#Questão 1099608 - Biologia, Ecologia e ciências ambientais, CEPS-, 2025, UFOPA, Técnico de Laboratório/Área: Conservação e Restauro

A condição mais propícia ao desenvolvimento de fungos em ambientes internos ocorre quando o ambiente é

ATENÇÃO: use o texto abaixo como base para responder à questão.

Musicoterapia, como definida pela Federação Mundial de Musicoterapia, é o “uso profissional da música e seus elementos como intervenção em ambientes terapêuticos, educacionais e cotidianos com indivíduos, grupos, famílias ou comunidades que busquem otimizar sua qualidade de vida e incrementar sua saúde e bem-estar físico, social, comunicativo, emocional, intelectual e espiritual”. Não há dúvidas de que a música como intervenção terapêutica, desde a Antiguidade, alcançou crescente popularidade, especialmente na medicina cardiovascular. Por um lado, a exposição à música estimula respostas cardíacas positivas. Por outro, há efeitos ansiolíticos de simulações de salas de concerto que levam à diminuição de medicações sedativas. O funcionamento do sistema nervoso autônomo é fundamental para ajustar mecanismos fisiológicos para estabelecer e manter a homeostase e adaptabilidade ambiental. No contexto do estresse, para recuperar o equilíbrio homeostático, o organismo tenta se ajustar a cada novo episódio desafiador. Os dois ramos do Sistema Nervoso Autônomo (SNA), parassimpático e simpático, trabalham para garantir essa adaptação. O Sistema Nervoso Simpático mobiliza mecanismos de energia em estresse agudo para vencer adversidades internas ou externas (reação de luta ou fuga).


Mojtabavi, H., Saghazadeh, A., Valenti, V.E., Rezaei, N. Can music influence cardiac autonomic system? A systematic review and narrative synthesis to evaluate its impact on heart rate variability, Complementary Therapies in Clinical Practice, Volume 39, 2020, 101162, ISSN 1744-3881, https://doi.org/10.1016/j.ctcp.2020.101162 
A principal função do sistema nervoso autônomo (SNA) no contexto do estresse, conforme descrito no texto, é

Um bailarino deve regular sua ventilação pulmonar em relação à oxigenação do sangue e frequência cardíaca.
A ritmização da respiração vinculada ao movimento auxilia diretamente, durante o desempenho de uma frase coreográfica, na regulação da(o)

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis