Questões de Biologia do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Biologia do ano 2025

#Questão 1096234 - Biologia, Moléculas, células e tecidos, FUVEST, 2025, USP, Especialista em Laboratório (Criomicroscopia Eletrônica Biológica)

Transformadas de Fourier são operações matemáticas muito utilizadas no processamento de micrografias obtidas por criomicroscopia eletrônica. As imagens a seguir ilustram o resultado de uma operação de Fourier realizada em quatro micrografias coletadas de maneiras distintas em um criomicroscópio. Ao observar essas imagens, é correto afirmar:



Imagem associada para resolução da questão

#Questão 1096238 - Biologia, Moléculas, células e tecidos, FUVEST, 2025, USP, Especialista em Laboratório (Criomicroscopia Eletrônica Biológica)

A hemoglobina é uma proteína tetramérica composta por cadeias polipeptídicas que desempenham papel fundamental no transporte de oxigênio no sangue. Sua estrutura pode ser observada na imagem a seguir:



Imagem associada para resolução da questão


Disponível em: https://www.rcsb.org/structure/1gzx



Sobre as estruturas que compõem a hemoglobina, assinale a alternativa correta.

#Questão 1096239 - Biologia, Moléculas, células e tecidos, FUVEST, 2025, USP, Especialista em Laboratório (Criomicroscopia Eletrônica Biológica)

Assinale a alternativa que apresenta o principal desafio no uso de aprendizado de máquina para a predição de estruturas proteicas e interações biomoleculares.

#Questão 1096240 - Biologia, Moléculas, células e tecidos, FUVEST, 2025, USP, Especialista em Laboratório (Criomicroscopia Eletrônica Biológica)

AlphaFold2 e suas aplicações nos campos da biologia e medicina


    Em dezembro de 2020, o AlphaFold2 (AF2), um modelo baseado em aprendizado de máquina (machine learning) para prever estruturas de proteínas desenvolvido pela DeepMind, conquistou o campeonato na 14ª edição do Critical Assessment of Structure Prediction (CASP14). Um ano e meio depois, a DeepMind e o EMBL’s European Bioinformatics Institute (EMBL-EBI) divulgaram as estruturas de mais de 200 milhões de proteínas previstas pelo AF2, que cobrem quase todas as proteínas conhecidas no planeta (o universo das proteínas). Esses dois eventos atraíram grande atenção para o AF2 na comunidade científica. O AF2 representa um avanço marco na previsão de estruturas de proteínas. Ele é considerado a maior contribuição da Inteligência Artificial (IA) para o campo científico e um dos maiores avanços científicos feitos pela humanidade no século XXI. Este é um feito histórico notável no entendimento humano da natureza. A alta avaliação do AF2 não é excessiva, pois entender as estruturas tridimensionais (3D) das proteínas é um dos problemas mais desafiadores no campo da biologia, que tem desconcertado os cientistas por 50 anos. Embora múltiplas tecnologias, incluindo Ressonância Magnética Nuclear (RMN), Cristalografia por Raios-X e Microscopia Crioeletrônica (cryoEM), tenham sido adotadas para resolver as estruturas das proteínas, apenas cerca de 200.000 estruturas de proteínas foram determinadas, cobrindo menos de 0,1% do universo das proteínas.


Adaptado de Yang, Z. et al. (2023). AlphaFold2 and its applications in the fields of biology and medicine. Sig Transduct Target. Tradução livre.

A predição de interações proteína-proteína por métodos de aprendizado de máquina se dá pela

#Questão 1096241 - Biologia, Moléculas, células e tecidos, FUVEST, 2025, USP, Especialista em Laboratório (Criomicroscopia Eletrônica Biológica)

A estrutura terciária de uma proteína descreve a conformação tridimensional de toda a cadeia polipeptídica, resultante das interações entre os seus átomos e resíduos. Essas interações são fundamentais para a função biológica da proteína.

Considerando as características da estrutura terciária das proteínas, assinale a alternativa correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis