Questões sobre Princípios e funções administrativas em bibliotecas, estrutura organizacional, as grandes áreas funcionais da biblioteca, marketing

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Princípios e funções administrativas em bibliotecas, estrutura organizacional, as grandes áreas funcionais da biblioteca, marketing

A biblioteca precisava realizar a avaliação de seus serviços. Para tanto, o gestor da unidade de informação decidiu colocar algumas perguntas a seus funcionários, de forma a orientar a avaliação dos serviços. Entre elas, estava a seguinte: “Estamos oferecendo serviços e atividades que deveriam ser oferecidos?” Nesse caso, o gestor visava avaliar

Considere os dois agrupamentos abaixo, que dizem respeito a componentes do diagnóstico organizacional e sua utilização/ aplicação no processo.

I. Hipótese.

II. Indicador.

III. Metodologia.

a. Modo de levantamento dos dados.

b. Explicação para os fatos.

c. Medida para descrição do desempenho.

A correta correlação entre os dois agrupamentos é

Considere as duas afirmativas abaixo, sobre o planejamento em bibliotecas e unidades de informação.

I. O planejamento em bibliotecas e unidades de informação localiza-se, frequentemente, nos níveis intermediário e operacional; sendo o planejamento estratégico uma prerrogativa dos níveis de direção da organização a que pertencem, a unidade de informação não pode planejar de maneira estratégica, ou seja, levando em consideração as forças restritivas (problemas e limitações) e a forças propulsoras (vantagens) de seu ambiente e da instituição mantenedora.

II. O planejamento da unidade de informação deve ser coerente com os objetivos e estratégicas definidos pela direção da organização e não navegar na direção oposta.

Ocorre que,

Na biblioteca especializada, a bibliotecária decidiu elaborar um serviço de alerta para os usuários. Assim, mensalmente, passou a escanear os sumários das revistas científicas, organizá-los em ordem alfabética, em um arquivo único, e enviá-los aos usuários por e-mail. Depois de alguns meses realizando essa atividade, perguntou aos usuários o que achavam do serviço. Surpreendeu-se quando as respostas evidenciaram que este não despertava qualquer interesse dos usuários e que o achavam totalmente dispensável. Neste caso, a bibliotecária incorreu em uma falha de

Com o objetivo de ampliar os serviços da biblioteca, a equipe responsável, elaborou um projeto referente à colocação de caixas estantes em locais determinados da cidade, com um número específico de livros recentes. No entanto, ao ser encaminhado à administração superior para aprovação, descobriu que esta não estava disposta a investir recursos em favor de medidas futuras, argumentando que já tinha gastos demasiados. Neste caso, na busca de execução do projeto, o tipo de obstáculo ou problema encontrado é conhecido/classificado como

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis