Questões de Biblioteconomia do ano 2017

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Biblioteconomia do ano 2017

É CORRETO afirmar que se trata de um(a)

A Indexação deve ser uma tarefa inerente às ações desenvolvidas nas bibliotecas e unidades de informação no geral. De modo sumário, é por meio da Indexação que o bibliotecário definirá os assuntos pertinentes a cada documento da biblioteca em que atua. Desse modo, observe as afirmações em relação a Indexação.

I. É o processo no qual são escolhidos os termos mais apropriados para representar os conteúdos de um documento.

II. O conceito de Indexação surgiu a partir da elaboração de resumos e atualmente está mais relacionado ao conceito de Análise de Assunto.

III. O ideal é que, no processo da Indexação, os termos sejam indexados de acordo com o indicado pelo próprio autor, como as palavras-chave e não pelas ideias apresentadas no texto.

IV. Uma indexação de assuntos eficiente implica que decisões sejam tomadas em relação ao conteúdo/assunto do documento e também porque esse material pode ser de interesse para determinado usuário ou grupos de usuários.

É CORRETO o que se afirma apenas em

É recomendado que um bibliotecário conheça a diversidade das fontes e nomenclaturas do Direito. Para tanto, as fontes de informação jurídicas se dividem em 3 (três) distinções principais. Observe as assertivas a respeito de uma dessas categorias.

I. Juristas e estudiosos do Direito são os produtores desse tipo de informação jurídica.

II. Os especialistas do Direito se baseiam nas obras essenciais da área para produzir novas teorias e conhecimentos a respeito da área, ou seja, esse tipo de informação representa o seu conhecimento científico.

III. Esse tipo de informação é normalmente representada em livros, teses, artigos de periódicos, apresentação em congressos, entre outros tipos de canais da comunicação científica.

IV. É responsável por apresentar os pareceres jurídicos.

É CORRETO afirmar que as assertivas se referem à(o)

Os resumos possuem limite de palavras de acordo com o tipo de trabalho técnico-científico. Considere o texto a seguir.

Os resumos de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros) e relatórios técnico-científicos devem possuir de ______ a ______ palavras no total. Os resumos de artigos de periódicos devem possuir de ______ a ______. E os resumos destinados a indicações breves devem possuir no máximo de ______ a ______.

É CORRETO apenas o que se afirma em

O Serviço de Referências de uma biblioteca ou unidade de informação, apresenta aos usuários obras muito variadas e que, normalmente, possuem circulação restrita. Dessa forma, quando um usuário solicita ao bibliotecário que deseja realizar pesquisas ou consultas às obras de referência, é possível que ele se refira a tipos documentais específicos, quais sejam:

É CORRETO afirmar o que consta apenas em

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis