Questões de Biblioteconomia do ano 2008

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Biblioteconomia do ano 2008

#Questão 76252 - Biblioteconomia, Biblioteconomia, CESPE / CEBRASPE, 2008, IPEA, Técnico de Desenvolvimento e Administração

Julgue os itens subseqüentes com respeito ao processo de internalização, pelos indivíduos, de conceitos, atitudes e habilidades necessários à interação com o universo informacional, denominado competência informacional, alfabetização informacional ou habilidade informacional (information literacy).

A educação voltada para a competência informacional encontra respaldo em práticas curriculares, tais como o currículo integrado, e em modelos educacionais que preconizam a repetição da ação como forma de provocar uma resposta desejável.

Em se tratando das “Cinco Leis de Ranganathan”, a 5ª e última lei indica que a biblioteca deve estar pronta para:

O acervo primário de toda biblioteca é constituído por:

Nas bibliotecas públicas, a função informativa é muito visível quando são estabelecidas parcerias com outras entidades para fornecer informações que respondam às necessidades do dia-a-dia da comunidade.

Nesse caso, essas bibliotecas funcionam como um:

A comunidade científica consiste no grupo social formado por indivíduos cuja profissão é a pesquisa científica e tecnológica. Entretanto, a produtividade desses cientistas é muito desigual; assim, um número n de autores que publicou x artigos em determinado campo, durante determinado período, é igual a 1/xn, onde o expoente n mede as proporções relativas dos grandes e pequenos produtores. Um índice elevado revela uma distorção da produção: 20% dos cientistas produziram, por exemplo, 80% da literatura. Essa descrição expressa a lei de:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis