Questões sobre Biblioteconomia

Uma biblioteca que estimula a leitura é uma biblioteca
  • A. que se comporta como uma vitrine bem arranjada, que apenas expõe seus incontáveis suportes, sem, no entanto, desnudar seus textos.
  • B. completamente digital e virtual, pois os suportes de livros eletrônicos são mais convidativos e confortáveis para leitura do que as obras em papel.
  • C. necessariamente especializada, pois é improvável ou difícil estimular leitura de forma universal a público com alto grau de diversidade.
  • D. leitora, onde realmente os que trabalham nela possam ler e provocar leituras.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Acerca de organização e planejamento em bibliotecas, julgue os itens a seguir.

A biblioteca que tem como princípio o trabalho em equipe e a participação da alta gerência, em um compartilhamento de responsabilidade e objetivo, adota o modelo de organização horizontal.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Acerca de organização e planejamento em bibliotecas, julgue os itens a seguir.

Na estrutura organizacional da biblioteca, os papéis informacionais são exercidos pelo profissional com cargo administrativo, têm natureza social e legal e abrangem o relacionamento com representantes da organização, com os subordinados e com indivíduos ou grupos externos à organização onde a unidade de informação se insere.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Acerca de organização e planejamento em bibliotecas, julgue os itens a seguir.

A identidade estratégica da biblioteca é o conjunto de metas e indicadores a serem cumpridos no âmbito de seu planejamento estratégico.
  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
No Brasil, o primeiro curso de biblioteconomia foi sediado na cidade do Rio de Janeiro, sob influência francesa. O segundo curso foi criado na cidade de São Paulo, sob influência da biblioteconomia norte-americana. Os perfis de formação desses cursos foram, respectivamente,
  • A. epistemológico e científico.
  • B. cultural e educacional.
  • C. humanista e tecnicista.
  • D. social e tecnológico.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
As referências à determinada coleção organizada, geradas no contexto de um sistema documentário, são chamadas de
  • A. índices de recuperação.
  • B. informações científicas.
  • C. normas documentárias.
  • D. registros de informação.
  • E. unidades informacionais.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Ao conjunto de operações que envolvem a coleta, o tratamento e a difusão da informação de materiais impressos e não convencionais denomina-se cadeia documental ou
  • A. análise documentária.
  • B. ciclo documentário.
  • C. comutação documentária
  • D. leitura documentária.
  • E. processo documentário.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

No âmbito das classes dos tesauros, analise as afirmativas a seguir.

I Nos tesauros sistemáticos as matérias de que tratam não podem ser ordenadas hierarquicamente, apenas distribuídas em facetas e organizadas em gráficos.

II A maior parte dos tesauros apresenta uma estrutura composta de uma parte alfabética, sistemática e/ou gráfica.

III De acordo com os idiomas em que podem ser escritos os termos dos tesauros, podemos considerá-los monolíngues, bilíngues e multilíngues.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. II e III, apenas.
  • E. I, II e III.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Relacione os diferentes tipos de relevância, listados a seguir, aos respectivos tipos de relação.

1. Relevância sistêmica.

2. Relevância temática.

3. Relevância cognitiva.

4. Relevância utilitária.

5. Relevância motivacional.

( ) relação entre a situação, tarefa ou problema prático e a informação recuperada.

( ) relação entre o estado do conhecimento, a necessidade de informação cognitiva do usuário e a informação recuperada.

( ) relação entre as intenções, objetivos e motivações do usuário e a informação recuperada.

( ) relação entre o assunto ou tema expresso na pergunta e o tema coberto pela informação recuperada.

( ) relação entre a pergunta do usuário e a resposta contida em arquivos do sistema de recuperação da informação.

Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem indicada.

  • A. 1, 3, 5, 2, 4.
  • B. 2, 5, 4, 3, 1.
  • C. 3, 4, 1, 5, 2.
  • D. 4,3, 5, 2, 1.
  • E. 5, 2, 3, 1, 4.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Considerando as cinco leis da Biblioteconomia, análise as afirmativas a seguir.

I. A primeira Lei é OS LIVROS SÃO PARA USAR e, a quinta, A BIBLIOTECA É UM ORGANISMO EM CRESCIMENTO.

II. A segunda Lei é A CADA LEITOR O SEU LIVRO e, a terceira, A CADA LIVRO O SEU LEITOR.

III. A terceira Lei é A BIBLIOTECA É UM ORGANISMO EM CRESCIMENTO e, a quarta, POUPE O TEMPO DO LEITOR.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, somente.
  • B. II, somente.
  • C. I e II, somente.
  • D. II e III, somente.
  • E. I, II e III.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: