Questões de Biblioteconomia

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Listagem de Questões de Biblioteconomia

Tendo em vista a formação do leitor infantil, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
(???) A indicação de um livro de má qualidade ou inadequado para seu desenvolvimento de leitura pode desanimar o leitor iniciante.
(???) A literatura infantil contribui para o conhecimento e a recreação, influenciando de maneira muito positiva o desenvolvimento da criança.
(???) O hábito e o interesse pela leitura devem ser estimulados desde que a criança seja alfabetizada e adquira autonomia de leitura.
Assinale a sequência correta.

A equipe da biblioteca indicou, a um grupo de estudantes que pretende iniciar uma pesquisa escolar, a consulta a uma obra de referência que contém informações introdutórias de caráter imediato como ponto de partida para estudos mais completos e aprofundados.
Considerando essa situação, é correto afirmar que foi feita a indicação de um(a)

Numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando as atividades de rotina realizadas em bibliotecas aos respectivos serviços.
COLUNA I 1. Administração 2. Circulação 3. Desenvolvimento de coleções
COLUNA II (???) Arquivar as correspondências da biblioteca (???) Controlar o empréstimo e a devolução de itens do acervo (???) Efetuar o descarte de publicações em mau estado de conservação (???) Receber e verificar os livros comprados, confrontando-os com a nota fiscal
Assinale a sequência correta.

Os índices são importantes instrumentos de recuperação de informação, que se caracterizam pelas remissivas entre conteúdos. Nesse contexto, dadas as afirmativas,
  I. As remissivas do tipo “ver também” são ampliativas e apontam para termos alternativos.  II. As remissivas do tipo “ver” são restritivas e apontam para termos substitutivos. III. As remissivas dos tipos “ver” e “ver também” especificam termos preferenciais na recuperação da informação. IV. As remissivas compostas são formadas por cabeçalhos e subcabeçalhos. verifica-se que está/ão correta/s 

De acordo com a Lei n° 10.753, de 30 de outubro de 2003, que instituiu a Política Nacional do Livro, a ficha catalográfica é um elemento obrigatório em todas as publicações. O desenvolvimento da ficha catalográfica é uma atividade bibliotecária que segue padrões para representação descritiva da informação, atendendo aos critérios instituídos pelo Standard Bibliographic Description (ISBD). Assim, a ficha catalográfica é estruturada por oito áreas de descrição, com elementos e pontuações determinados pela segunda edição do Código de Catalogação Anglo-Americano (AACR2). Tendo como objeto de análise a ficha catalográfica, assinale a alternativa que corresponde apenas aos elementos da área sete da AACR2, em suas regras gerais para descrição.

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