Listagem de Questões de Auditoria
Para o auditor independente, uma informação é relevante quando
sua omissão ou distorção puder influenciar nas decisões econômicas dos usuários, se estas forem tomadas com base nas demonstrações contábeis.
a sua materialidade influenciar na tomada de decisões econômicas e financeiras dos usuários, tendo como base de decisão o parecer da auditoria.
a sua distorção influenciar em decisões econômicas ou financeiras tomadas pelos usuários, tendo como base de juízo o parecer da auditoria independente.
a sua omissão influenciar negativamente nas decisões tomadas com base nas demonstrações contábeis por acionistas preferenciais ou pelos membros do Conselho de Administração.
a sua subjetividade e distorção influenciar nas decisões financeiras dos acionistas controladores e demais usuários, se tomadas com base nas demonstrações contábeis.
Quando o auditor interno coopera, em tempo integral, com o trabalho do auditor independente, conforme acordo pré-estabelecido com a administração da entidade, a responsabilidade do parecer é
compartilhada entre o auditor interno e o independente.
única e exclusiva do auditor interno.
única e exclusiva do auditor independente.
única e exclusiva da administração da empresa.
compartilhada entre a administração e o auditor interno.
O Parecer com ressalva é emitido pelo auditor externo independente, quando:
as demonstrações contábeis foram elaboradas consoante os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade e no que for pertinente à legislação específica.
o auditor externo emite opinião que as demonstrações contábeis não estão adequadamente representadas, nas datas e períodos indicados. As demonstrações contábeis estão incorretas ou incompletas.
o auditor externo afirma que, em tendo havido alterações em procedimentos contábeis, os efeitos delas foram adequadamente determinados e revelados nas demonstrações contábeis.
o auditor deixa de emitir opinião sobre as demonstrações contábeis, por não ter obtido comprovação suficiente para fundamentá-la. A opinião em relação às demonstrações contábeis em conjunto não elimina a responsabilidade do auditor de mencionar, no parecer, qualquer desvio relevante que possa influenciar a decisão do usuário dessas demonstrações.
o auditor externo conclui que o efeito de qualquer discordância ou restrição na extensão de um trabalho não é de tal magnitude que requeira parecer adverso ou abstenção de opinião.
O tipo de risco que provém da possibilidade de que as conclusões do auditor, baseadas em uma amostra, possam ser diferentes das conclusões que teriam sido alcançadas se a população toda tivesse sido submetida ao mesmo procedimento de auditoria, é chamado risco:
de amostragem
de processo
de controle.
aleatório
inerente.
Qual o princípio ético profissional que está sendo comprometido quando o auditor divulga os pontos encontrados em um relatório de auditoria aos fornecedores e clientes da empresa auditada, sem que esta autorize formalmente tal divulgação?
Confidencialidade
Integridade
Legitimidade
Objetividade
Independência
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}