Questões de Atualidades da PS Concursos

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Atualidades da PS Concursos

A tensão provocada pelo governo Jair Bolsonaro no mercado financeiro com a mudança na regra do teto de gastos deve minar ainda mais o já lento crescimento da economia brasileira. O crescimento econômico do próximo ano será afetado por uma combinação bastante perversa e conhecida dos brasileiros: a piora fiscal aumenta a percepção de risco dos investidores sobre a economia brasileira e provoca uma desvalorização do real. A perda de valor da moeda brasileira implica em mais inflação, e força o Banco Central a aumentar a taxa básica de juros (Selic) para conter a alta de preços. Juros mais altos inibem os investimentos pela empresa e o consumo pelas famílias.

De acordo com matéria publicada no g1 em 23/10/2021, são motivos que devem fazer a economia brasileira crescer menos:

Assinale a alternativa INCORRETA:

Com os pedidos de demissões de quatro secretários do Ministério da Economia em 21 de outubro de 2021, as baixas na equipe montada pelo ministro Paulo Guedes desde o início do governo já chegam a mais de dez nomes. A saída dos quatro coincide com o momento em que o governo busca alterar regras fiscais para aumentar o valor do novo Bolsa Família, chamado de Auxílio Brasil.

Os quatro que se demitiram em 21/10/2021 foram, EXCETO:

De acordo com matéria publicada no portal g1 os brasileiros estão pagando cada vez mais para encher o tanque do carro. Em algumas cidades do país, o preço do litro da gasolina já passa dos R$ 7 – e se transformou num dos vilões da inflação deste ano, responsável por afetar duramente o orçamento das famílias brasileiras.

Com relação ao motivo do preço nos combustíveis estar subindo, assinale a alternativa INCORRETA:

O presidente Jair Bolsonaro afirmou em 14 de outubro de 2021 que determinará que o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, altere a bandeira tarifária para "normal" em novembro. A declaração foi feita na Conferência Global 2021.

Segundo este assunto, classifique os itens abaixo como Verdadeiros (V) ou Falsos (F):

( ) Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), as bandeiras tarifarias "indicam se haverá ou não acréscimo no valor da energia a ser repassada ao consumidor final, em função das condições de geração de eletricidade".

( ) Desde o dia 1º de setembro, está em vigor, na conta de luz, a chamada "bandeira escassez hídrica", que adiciona R$ 14,20 a cada 100 kilowatt/hora consumido. O valor é 69,6% maior que a bandeira vermelha patamar 2, que, até o final de agosto, era a mais alta.

( ) Quando anunciou a nova modalidade, o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone, disse que o objetivo era custear uma geração adicional, provocada pela crise hídrica, considerada a pior dos últimos 91 anos.

( ) Famílias de baixa renda incluídas na Tarifa Social de Energia Elétrica são isentas de pagar a bandeira "escassez hídrica".

Assinale a alternativa com a sequência CORRETA:

O relatório final da CPI da Covid que foi entregue ao Senado em 20/10/2011 pediu aos órgãos públicos o indiciamento do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), por estes crimes:

I. Crime de epidemia com resultado de morte: crime previsto no Código Penal que prevê pena de prisão para quem causar ou propagar pandemia. Pode ser com ou sem intenção.

II. Crime de emprego irregular de verba pública: crime previsto no Código Penal para funcionário ou agente público que emprega recursos públicos de forma irregular, diferentemente do previsto originalmente.

III. Crime de incitação ao crime: crime previsto no Código Penal para quem incentiva publicamente a prática de qualquer crime previsto em lei.

IV. Crime de falsificação de documentos particulares: crime previsto no Código Penal que estipula penas de prisão para quem falsifica parcial ou totalmente um documento público ou particular. Não se exige, pela lei, que a falsificação tenha algum objetivo específico.

V. Crime de charlatanismo: crime previsto no Código Penal que pune quem divulga, propaga, ou anuncia a cura de uma doença de um modo não autorizado pela ciência, como um meio secreto ou infalível, por exemplo.

Assinale a alternativa CORRETA:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis