Questões de Atualidades e Conhecimentos Gerais da CESPE / CEBRASPE

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Atualidades e Conhecimentos Gerais da CESPE / CEBRASPE

Enquanto norte-americanos e britânicos vencem no Iraque, uma outra guerra vai sendo perdida no mundo: a do ambiente. E o conflito atual no Oriente Médio só tende a agravar a situação. A opinião é do britânico Norman Myers, um dos cientistas ambientais mais influentes no mundo. Ele se diz pessimista com os efeitos da guerra e das políticas da Casa Branca, especialmente sobre os esforços para combater o aquecimento global. Para Myers, "o debate global sobre o clima tem ignorado amplamente a geopolítica global. Se, por um lado, há evidência científica e econômica o bastante para concluir que nós deveríamos nos afastar dos combustíveis fósseis o mais rápido possível, os líderes políticos do mundo parecem cada vez mais inclinados a queimá-los".

A partir do texto e considerando o tema por ele focalizado, julgue os itens seguintes.

Para o cientista britânico citado no texto, embora haja disposição dos governantes para alterar drasticamente o modelo energético que impulsiona a produção econômica, não há fontes alternativas que possam ser utilizadas.

Tendo o texto acima por referência inicial e considerando as diversas dimensões do tema por ele abordado, julgue os itens que se seguem.

De maneira geral, entre os principais interesses comerciais brasileiros, na atualidade, está a liberação dos entraves do mercado norte-americano a produtos orgânicos in natura (suco de laranja, algodão, soja, frango) e siderúrgicos (aço) e manufaturados (calçados).

A partir do texto acima e considerando a economia global na qual a China se insere, julgue os itens que se seguem.

A República Popular da China desenvolve, nos últimos anos, a experiência de liberalização de sua economia enquanto mantém um quadro político ainda bastante fechado.

O Fórum Econômico Mundial, em Davos, e o Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, podem formar uma força-tarefa comum para trabalhar na formação de um fundo internacional para o combate à miséria e à fome nos países do Terceiro Mundo, constituído pelos países do G7 e estimulado por grandes investidores internacionais. A proposta de criação da força-tarefa foi discutida em Davos, entre o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente do Fórum Econômico, Klaus Schwab, em almoço após o discurso do presidente brasileiro, no qual lançou oficialmente a idéia.

 Acerca do tema do texto acima, julgue os itens seguintes.

Os integrantes do G7, os quais, conforme o texto, constituiriam o fundo proposto por Lula, são justamente os países que formam a elite econômica mundial.

#Questão 59144 - Atualidades e Conhecimentos Gerais, Economia, CESPE / CEBRASPE, 2003, IRBr, Terceiro Secretário da Carreira de Diplomata

A partir da análise contida no texto acima e também considerando os múltiplos aspectos da ordem política e econômica do mundo contemporâneo, julgue os itens seguintes.

A crise do Estado nacional, de crescente visibilidade a partir dos últimos decênios do século XX, na proporção direta em que avulta a atuação das grandes corporações transnacionais, adquire em larga porção da Ásia dimensão ainda maior. Na base da explicação desse fenômeno, como deixa entrever o texto, reside o que alguns especialistas denominam de baixa densidade histórica, que se explicaria pelo fato de serem Estados recentes, constituídos apenas no século XX.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis