Questões sobre Arte e Cultura na Atualidade

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Arte e Cultura na Atualidade

#Questão 972871 - Atualidades, Arte e Cultura na Atualidade, CESGRANRIO, 2022, Banco da Amazônia, Técnico Científico - Tecnologia da Informação

Considere o texto a seguir sobre a Academia Brasileira de Letras (ABL).

Fundada em 20 de julho de 1897, a ABL sempre vira notícia, quando um de seus membros morre, e a cadeira que ocupava se torna alvo da cobiça de aspirantes a “imortais”. Em 2021, não apenas uma, mas cinco delas são disputadas por 15 candidatos
- há desde atriz, cantor e advogado até médico, economista e representante indígena.

Disponível em: https://g1.globo.com. Acesso em: 20 nov. 2021. Adaptado.

Em novembro de 2021, o novo membro eleito para ocupar uma cadeira na ABL foi o cantor e compositor 

#Questão 972872 - Atualidades, Arte e Cultura na Atualidade, CESGRANRIO, 2022, Banco da Amazônia, Técnico Científico - Tecnologia da Informação

Considere o texto a seguir, acerca de um prêmio literário brasileiro.

Em 2020, ocorreu a última edição do Prêmio Jabuti, no qual as melhores produções literárias brasileiras são laureadas, em diversas categorias, tais como conto, crônica, poesia, romance, história em quadrinhos, biografia e ciências humanas, entre outras.

Disponível em: https://www.premiojabuti.com.br. Acesso em: 20 nov. 2021. Adaptado.


Na categoria literária das Ciências Humanas, foi premiado o livro “Pequeno Manual Antirracista”, da autoria de 

O Congresso promulgou as leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2. A publicação das duas medidas ocorreu em edição extra do Diário Oficial da União. A Lei Paulo Gustavo autoriza o repasse de R$ 3,86 bilhões em recursos federais e estaduais. O valor deverá ser repassado em até 90 dias, após a publicação da lei. A Lei Aldir Blanc 2 prevê repasse anual de R$ 3 bilhões da União para estados, Distrito Federal e municípios, com vigência de cinco anos e esse valor está previsto para ser distribuído em 2023. (Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/vida-ecidadania/breves/congresso-promulga-leis-paulo-gustavo-e-aldir-blanc-2/)
Palco de inúmeras e intensas polêmicas nos mais variados setores da sociedade civil e do governo, as Leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc 2 se tornam realidade. Essas leis:

Apresentador, ator, humorista e escritor Jô Soares morreu recentemente aos 84 anos. Em 1971, Jô estreou na TV Globo, após passagem pela Record, no programa humorístico “Faça humor, não faça guerra”, que ia ao ar semanalmente após a novela das oito. O nome brincava com a popular mensagem hippie “Faça amor, não faça guerra”, muito utilizada na época por conta da Guerra do Vietnã. Exibido no início da década de 70, “Faça humor, não faça guerra” foi uma produção inovadora na grade horária da Rede Globo. O programa era composto por quadros curtos repletos de piadas rápidas e corte secos – proposta diferente do que costumava ser feito em produções de humor naquela época. (Jô Soares morre aos 84 anos em SP | Band. Disponível em: uol.com.br.)
Como escritor, Jô Soares também se destacou com obras tais como “O astronauta sem regime”, “Humor nos tempos de Collor” e o famoso: 

Leia o trecho do samba-enredo a seguir


Brasil, compartilhou, viralizou, nem viu!

E o País inteiro assim sambou

‘Caiu na fake news!’


Disponível em:<https://www.letras.mus.br/sambas/sao-clemente-2020/> . Acesso em: 25 fev. 2020.


O trecho da letra do samba-enredo da São Clemente, do Rio do Janeiro, faz referência às fake news, termo utilizado para tipificar:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis