Questões de Atualidades e Conhecimentos Gerais do ano 2004

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Listagem de Questões de Atualidades e Conhecimentos Gerais do ano 2004

Tendo os textos acima como referência inicial e considerando o tema que focalizam, com suas inúmeras implicações, julgue os itens subseqüentes.

Apesar dos graves problemas focalizados no segundo texto, sabe-se que o Brasil foi capaz de montar um sistema público de educação que, apontando para a universalização do acesso ao ensino fundamental, cumpre seu objetivo de promover a drástica redução das desigualdades sociais existentes no país, pela via da socialização do conhecimento.

Tendo os textos acima como referência inicial e considerando o tema que focalizam, com suas inúmeras implicações, julgue os itens subseqüentes.

Infere-se da pesquisa citada no segundo texto que, em linhas gerais, uma parcela das escolas brasileiras, em vez de constituir um lugar de inclusão e de convivência de diversidades, transforma-se em ambiente de medo, no qual o aluno sente-se vulnerável e inseguro.

Considerando o quadro atual da educação brasileira e tendo o texto acima como referência, julgue os itens que se seguem.

A difícil barreira para o ingresso na educação superior, a que o texto alude, pode ser traduzida — embora não exclusivamente — pelos exames vestibulares, cujo caráter seletivo também reflete a desproporção entre a demanda e o número de vagas oferecidas nessas instituições.

Considerando o quadro atual da educação brasileira e tendo o texto acima como referência, julgue os itens que se seguem.

Para os críticos da política educacional brasileira, os elevados gastos com as universidades públicas acabam por subtrair recursos da educação básica, o que explica o fato de o Brasil estar longe da meta de universalizar o acesso ao ensino fundamental.

Considerando o quadro atual da educação brasileira e tendo o texto acima como referência, julgue os itens que se seguem.

Uma das razões para a evasão dos alunos dos cursos superiores mantidos pela iniciativa privada, como constata o texto, pode ser de natureza econômico-financeira, ou seja, a dificuldade encontrada pelos alunos para custear seus estudos.

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