Questões de Artes da CEPERJ

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Artes da CEPERJ

#Questão 46268 - Artes, Geral, CEPERJ, 2014, SEDUC/RJ, Professor de Artes

Na primeira metade do século XX, o ensino da Arte nas escolas primárias e secundárias brasileiras, utilizava práticas pedagógicas diretivas, que valorizavam principalmente as habilidades manuais, os dons artísticos, os hábitos de organização e precisão. Essa perspectiva evidencia, ao mesmo tempo, uma visão do ensino da arte:

#Questão 46270 - Artes, Geral, CEPERJ, 2014, SEDUC/RJ, Professor de Artes

Para que a produção artística do aluno ganhe sentido e possa se enriquecer também pela reflexão sobre a arte como objeto de conhecimento, os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte propõem que: “Além do conhecimento artístico como experiência estética direta da obra de arte, o universo da arte contém também um outro tipo de conhecimento, gerado pela necessidade de investigar o campo artístico como atividade humana.” Para tanto, o referido documento delimita o fenômeno artístico não só como estrutura formal mas, também, como:

#Questão 46274 - Artes, Geral, CEPERJ, 2014, SEDUC/RJ, Professor de Artes

Segundo Vygotsky (apud Martins et alii, 1998), a imaginação criativa não é um dom ou talento especial. Portanto, valorizar a criatividade nas aulas de Arte seria proporcionar aos alunos uma variedade de experiências sensíveis, desenvolvendo a capacidade presente na espécie humana de organizar novas combinações a partir de:

#Questão 46275 - Artes, Geral, CEPERJ, 2014, SEDUC/RJ, Professor de Artes

A Pré-História é um dos períodos mais fascinantes da história humana. O território brasileiro possui um valioso patrimônio arqueológico, em que podem ser encontradas inúmeras representações de figuras humanas e de animais, em cenas de grande dinamismo. Um dos sítios arqueológicos brasileiros mais importantes fica estado do Piauí, no local denominado:

#Questão 46272 - Artes, Geral, CEPERJ, 2014, SEDUC/RJ, Professor de Artes

Segundo Martins, Picosque e Guerra (1998), o trabalho com projetos possibilita sintonizar os conteúdos que queremos ensinar com aqueles trazidos pelos aprendizes (...) ampliando e aprofundando o conhecimento em arte, alimentando o questionamento, a dúvida as possíveis soluções e o prazer de estar vivo no processo de aprender e ensinar.

Com isto, as autoras propõem um processo de ensino-aprendizagem em Arte sob a ótica de projetos em ação e, como tal trabalho caracteriza-se como um “vir-a-ser”, ele permite o desenvolvimento, entre outras, das seguintes habilidades:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis