Questões sobre História da Arte no Brasil

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre História da Arte no Brasil

Roque de Barros Laraia, em seu livro Cultura: um conceito antropológico 2006), define cultura como um sistema dinâmico que, no amplo sentido etnográfico, inclui conhecimentos, crenças, arte, moral e leis, costumes e quaisquer outros hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade. Nesse universo, o artesanato tem deixado de ser algo apenas utilitário para receber também a qualificação de objeto artístico, dada a qualidade de sua execução. Enquadra m)-se nessa definição o as)

Em 2003, foi realizada no Museu de Arte de Belém (MABE) a mostra Tesouros da Caixa, que reuniu uma parte do acervo da Caixa Econômica Federal. A exposição contou com obras dos grandes mestres das artes plásticas no Brasil. Acerca dessas obras, julgue os próximos itens.

I Um dos principais quadros pintados por Djanira, Abaporu (o homem que come), é um exemplo do movimento antropocêntrico na pintura.

II Sensualidade, erotismo, mulheres e festas populares são temas freqüentes na obra de Di Cavalcante.

III A luminosidade da paisagem brasileira é um dos marcos da obra pictórica de Oswald de Andrade.

IV A inclinação muralista de Cândido Portinari revela-se nos painéis executados para órgãos públicos e privados, entre eles os afrescos do Ministério da Educação e Saúde na antiga capital Federal Rio de Janeiro.

Estão certos apenas os itens

As produções artísticas traduzem o grau de desenvolvimento e de poder econômico de determinado povo ou lugar. Segundo Graça Proença (1994), duas modalidades diferentes caracterizam o barroco brasileiro, conforme as condições econômicas que o tornaram mais rico ou mais pobre.  Observando a escultura do barroco paulista "Nossa Senhora com Menino Jesus", do séc. XVIII, pode-se inferir a condição econômica de São Paulo naquele período, a partir de características presentes nesta obra, que são a:

A obra mais conhecida de Pedro Américo é "O Grito do Ipiranga", atualmente no Museu Paulista. Graça Proença, em seu livro "História da Arte"(1994), faz a seguinte leitura: "Trata-se de uma enorme tela retangular que mostra D. Pedro I proclamando a Independência do Brasil. Atrás dele estão seus acompanhantes: à direita e à frente do grupo principal, num grande semicírculo, estão os cavaleiros da comitiva; à esquerda, e em contraponto aos cavaleiros, está um longo carro de boi guiado por um homem do campo que olha a cena curioso. Movimento e imponência fazem do gesto de D. Pedro I, na concepção do pintor, um momento privilegiado da História do Brasil." Conforme a autora, a que estilo pertence esta obra?

A Semana de Arte Moderna, ocorrida em fevereiro de 1922 no Teatro Municipal de São Paulo, foi desencadeada, principalmente, pelo artigo escrito por Monteiro Lobato intitulado "Paranóia ou mistificação?". Nesse texto ele repudia a exposição da artista plástica Anita Malfatti, dizendo haver "...duas espécies de artistas. Uma composta dos que vêem normalmente as coisas e em conseqüência disso fazem arte pura, guardando os eternos ritmos da vida, e adotados para a concretização das emoções estéticas, os processos clássicos dos grandes mestres. [...] A outra espécie é formada pelos que vêem anormalmente a natureza, e interpretam-na à luz de teorias efêmeras, sob a sugestão estrábica de escolas rebeldes, surgidas cá e lá como furúnculos da cultura excessiva". Em resposta a esse texto, de que forma revidaram os artistas, chocados pela agressão?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis