Questões sobre História da Arte no Brasil

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre História da Arte no Brasil

A arte brasileira, desde o período colonial até finais do século XIX, revela um caráter multifacetado e de pouca unidade formal. A evolução da arte no Brasil evidencia uma mescla híbrida de referências: barroca, rococó e neoclássica, incorporando, também, as tendências mais progressistas da Europa. Além disso, ainda agrega elementos da cultura local. Nesse contexto, o Teatro Amazonas, localizado no centro de Manaus, foi inaugurado em 1896, no auge da riqueza originada pelo ciclo da borracha. Sua arquitetura incorpora influências estilísticas heterogêneas, que o caracterizam como um edifício bastante eclético. Na decoração interna, destacam-se a pintura do teto do Salão Nobre – A Glorificação das Bellas Artes na Amazônia (c.1889), de Domenico de Angelis – e, na sala de espetáculos, a pintura do pano de boca do palco – Encontro das Águas (c. 1894) –, de Crispim do Amaral, que faz referência ao encontro dos rios Solimões e Negro.

Considerando as pinturas mostradas nas figuras acima e o texto que as antecede, julgue os itens subsequentes.

Por intermédio de elementos plásticos, alegóricos e simbólicos, a pintura Encontro das Águas apresenta uma cena heroica e triunfal. Há, nessa obra, características do estilo barroco, em sua composição formal, e também do estilo romântico, nos elementos de sua temática.

A arte brasileira, desde o período colonial até finais do século XIX, revela um caráter multifacetado e de pouca unidade formal. A evolução da arte no Brasil evidencia uma mescla híbrida de referências: barroca, rococó e neoclássica, incorporando, também, as tendências mais progressistas da Europa. Além disso, ainda agrega elementos da cultura local. Nesse contexto, o Teatro Amazonas, localizado no centro de Manaus, foi inaugurado em 1896, no auge da riqueza originada pelo ciclo da borracha. Sua arquitetura incorpora influências estilísticas heterogêneas, que o caracterizam como um edifício bastante eclético. Na decoração interna, destacam-se a pintura do teto do Salão Nobre – A Glorificação das Bellas Artes na Amazônia (c.1889), de Domenico de Angelis – e, na sala de espetáculos, a pintura do pano de boca do palco – Encontro das Águas (c. 1894) –, de Crispim do Amaral, que faz referência ao encontro dos rios Solimões e Negro.

Considerando as pinturas mostradas nas figuras acima e o texto que as antecede, julgue os itens subsequentes.

As pinturas em apreço mostram nitidamente personagens típicos do imaginário e da cultura da região amazônica e brasileira em um cenário característico da Europa Ocidental.

Considerando o assunto abordado no texto acima, julgue os próximos itens.

O cortejo do Boi Caprichoso associa-se à cor azul, ao passo que o do Boi Garantido, também conhecido como encarnado, à cor vermelha.

Acerca do teatro brasileiro, que, em seus diversos movimentos e momentos históricos, estabelece relação com a história do Brasil, expressando os contextos de sua produção, julgue os itens de 111 a 114.

A presença da família real portuguesa e dos nobres da corte de Lisboa no Rio de Janeiro proporcionou a intensificação da vida teatral local, ocorrida em consequência da construção de salas de espetáculo e da apresentação de companhias europeias de teatro e balé.

As danças folclóricas são importantes componentes culturais que, por meio de seus ritmos, coreografias, figurinos e cenários, representam as tradições e a cultura de determinada região. Com relação às danças folclóricas brasileiras que representam a morte e a ressurreição de um boi, julgue os itens subsequentes.

Todas as variantes de bumba meu boi que aparecem no Brasil apresentam três grupos de personagens: humanos, animais e sobrenaturais.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis