Questões sobre Geral da UFRJ

Dentre a maioria das correntes que, desde a segunda metade do século XIX, estão associadas ao movimento modernista de arte, o primeiro estilo a ser orientado exclusivamente para o design foi o
  • A. Suprematismo.
  • B. Orfismo.
  • C. Minimalismo.
  • D. Pop art.
  • E. Art Nouveau.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Se é certo poder-se considerar a curva longa e sensível, (...) surgindo dos cantos e cobrindo assimetricamente todas as superfícies disponíveis, então pode-se também apontar como primeiro exemplo de art nouveau o frontispício de Arthur H. Mackmurdo (...) (p. 79).

Além do artista citado no texto acima, outros também podem ter suas obras enquadradas no estilo art nouveau. Pode-se dizer que foram influências para o surgimento do movimento art nouveau:
  • A. as pinturas de Leonardo da Vinci, Michelangelo e dos renascentistas em geral, com ênfase nos retratos.
  • B. a paisagem inglesa, a revolução industrial, e a aparência das máquinas, que contribuem para a percepção das curvas.
  • C. desenhos e pinturas pré-rafaelitas, os trabalhos de Wiliam Blake, a renovação gótica e o design inglês da época.
  • D. tão somente as formas da natureza que passam a ter maior atenção dos pintores com o surgimento da École de Barbizon.
  • E. o desenho geométrico proposto por Gaspar Monge assim como sua Geometria descritiva das elipses.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Qual a principal consequência dos ensinamentos de William Morris para a indústria e para a atividade artística, de acordo com o historiador Nikolaus Pevsner?
  • A. O rápido enriquecimento da burguesia emergente inglesa, que passa a colher os lucros da indústria de objetos.
  • B. A produção de artigos de boa qualidade e bom gosto, o que torna visível o aumento generalizado da escolaridade.
  • C. O fato de a atividade artesanal ter deixado de ter uma ocupação inferior, incentivando artistas e arquitetos a se dedicarem a ela.
  • D. O declínio da atividade industrial do ramo de peças de cerâmica, uma vez descobertas as propriedades do alumínio.
  • E. O entendimento de que a tapeçaria deveria se aproximar da pintura realista, enfatizando a narrativa e a ilusão de volume.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
As origens da impressão com blocos de madeira na Europa estão envoltas em mistério. Depois que as cruzadas abriram a Europa à influência oriental, a impressão em relevo chegou na trilha do papel (MEGGS; ALSTON, 2009, p. 91).

Assinale a alternativa que apresenta os tipos de imagens impressas na Europa.
  • A. posters e estampas de imagens da nobreza.
  • B. calendários e estampas de imagens da astrologia.
  • C. cartões de apresentação e estampas de imagens da burguesia.
  • D. bíblias e imagens da vassalagem.
  • E. baralhos e estampas de imagens religiosas.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
No início do século XX, tendo como referência a cartazística de Toulouse- Lautrec e do Beggarstaffs brothers, surge uma nova geração de artistas gráficos que redefine a estética do cartaz na Europa Central. Nomes como Lucian Bernhard, Hans Rudi Erdt, Julius Gipkens, Julius Klinger e Ludwig Hohlwein levaram a comunicação gráfica a um passo além na simplificação e redução do naturalismo, atingindo uma linguagem visual de forma e signo.

O padrão estético que atingiu uma linguagem visual de forma e signo, surgida na Europa Central no início do século XX, é denominado como
  • A. Arts and Crafts.
  • B. Jugendstil.
  • C. De Stijl.
  • D. Plakatstil.
  • E. Art Nouveau.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
“Ao estudarmos a imagem impressa, (...) vamos compreender que o significado de uma ilustração se origina no antes e no depois. Explicando melhor, a arte de ilustrar se localiza mais na sombra do que nos aspectos simbólicos da palavra. O olhar pergunta mais para a escuridão do que para o que está nos significados dos objetos representados à luz” (p. 32).

Com base nessa passagem do livro “Pelos Jardins de Boboli”, de Rui de Oliveira, e tendo em mente que o autor está pensando a ilustração de um texto no âmbito literário, aponte a afirmação que melhor explica o texto acima
  • A. A ilustração é a arte de representar minuciosamente o texto ilustrado, tendo especial atenção para os detalhes anatômicos.
  • B. O texto é um elemento supérfluo à ilustração, podendo ou não ser levado em conta durante a criação de uma ilustração.
  • C. O importante numa ilustração é o ato de produzi-la e publicá-la, fazendo com que o nome do ilustrado seja mais rapidamente reconhecido.
  • D. A ilustração despertará mais interesse caso ela abra mais possibilidades de leitura para o texto literário, e caso haja cautela com o que se ilustra.
  • E. A ilustração é a arte de criar imagens fantasiosas por meio do claro escuro, tornando dessa forma os objetos mais reconhecíveis.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Todas as histórias operam em dois níveis – o nível da ação e o nível narrativo. (BERGSTRÖM, 2009, p. 16) Um deles descreve o que acontece e o outro, como acontece.

Levando-se em consideração o enunciado, os tipos de sistema, relativos à ordenação de uma mensagem, que correspondem aos elementos da narração, no nível da ação e no nível narrativo, são:
  • A. formal e simbólico.
  • B. periódico e relativo.
  • C. direcional e material.
  • D. cultural e reducional.
  • E. artístico e denotativo.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Argumentos são razões, declarações, linhas de raciocínio usadas por uma pessoa para convencer ou persuadir outra. “Quando o emissor falha nesse objetivo, a solução é aprimorar o argumento, e não levantar a voz, como muitos pensam [...]”(BERGSTRÖM, 2009, p. 61).

O primeiro estágio do desenvolvimento de um argumento denomina-se
  • A. estrutura.
  • B. delimitação.
  • C. frequência.
  • D. método.
  • E. conflito.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
“[…] um design bem organizado é fácil de ler, e um design confuso, difícil. O primeiro dá indícios de seriedade e relevância; o segundo, o oposto. As primeiras impressões são fundamentais, e o emissor geralmente tem apenas uma chance”. (BERGSTRÖM, 2009, p. 166)

Que princípios relativos à comunicação visual são considerados mutuamente interdependentes no design?
  • A. Linear e pictórico.
  • B. Captação e difusão.
  • C. Pequeno e grande;
  • D. Mensagem e distribuição.
  • E. Forma e conteúdo.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:
Segundo Bo Bergström, os dois modelos mais comuns de designs básicos que os internautas encontram na tela são
  • A. blog e facebook.
  • B. twitter e home page.
  • C. menu vertical e revista.
  • D. publicidade e anúncio.
  • E. youtube e e-mail.
Clique em uma opção abaixo para responder a questão: