Listagem de Questões sobre Dança
A respeito das concepções da dança e de suas relações com o fazer artístico e com a prática pedagógica, julgue os itens de 90 a 95.
O uso das máscaras sempre fez parte da dança em diferentes momentos históricos, desde a pré-história até a atualidade, nas alegorias carnavalescas. No contexto das práticas pedagógicas, elas podem colaborar para o desenvolvimento de diversificados esforços corporais no aluno.
A harmonia e a padronização de movimentos estabelecidas para o balé clássico, assim como a livre cooperação ou a resolução individualizada da dança moderna e contemporânea com seus múltiplos eixos gravitacionais, podem ser ferramentas de desenvolvimento de práticas reflexivas e artísticas no ensino da dança.
Os fatores do movimento, peso e espaço, são dados objetivos para o bailarino, visto que informam quando e como o corpo se move, de maneira única e sem modulações.
Todos os estilos de dança têm os mesmos princípios pedagógicos, visto que existe apenas um corpo com suas possibilidades restritas de movimento; nesse sentido, é possível ministrar, indiscriminadamente e sem contextualizações específicas, vários estilos de dança em uma mesma aula, com o objetivo de se obter maior rendimento do corpo do bailarino.
Acerca da interdisciplinaridade da dança na contemporaneidade, julgue os itens de 113 a 117.
A dança-teatro fundamenta-se na utilização dos recursos cênicos do teatro, tais como iluminação, urdiduras, orquestras e bilheterias.
Navegue em mais matérias e assuntos
{TITLE}
{CONTENT}