Questões de Artes do ano 2014

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Artes do ano 2014

#Questão 46265 - Artes, Geral, CEPERJ, 2014, SEDUC/RJ, Professor de Artes

“Se a Arte é tratada somente como um ‘grito da alma’, não estamos oferecendo uma educação nem no sentido cognitivo, nem no sentido emocional.”

(Ana Mae Barbosa)

Uma prática pedagógica que articule a criação, a análise e o conhecimento da produção artística e estética da humanidade, compreendendo-a histórica e culturalmente, pressupõe uma concepção da Arte, sobretudo, como:

#Questão 46267 - Artes, Geral, CEPERJ, 2014, SEDUC/RJ, Professor de Artes

Os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte para o ensino fundamental definem objetivos gerais para o ensino da Arte. Um dos objetivos gerais definidos pelo referido documento, é:

#Questão 46268 - Artes, Geral, CEPERJ, 2014, SEDUC/RJ, Professor de Artes

Na primeira metade do século XX, o ensino da Arte nas escolas primárias e secundárias brasileiras, utilizava práticas pedagógicas diretivas, que valorizavam principalmente as habilidades manuais, os dons artísticos, os hábitos de organização e precisão. Essa perspectiva evidencia, ao mesmo tempo, uma visão do ensino da arte:

#Questão 46270 - Artes, Geral, CEPERJ, 2014, SEDUC/RJ, Professor de Artes

Para que a produção artística do aluno ganhe sentido e possa se enriquecer também pela reflexão sobre a arte como objeto de conhecimento, os Parâmetros Curriculares Nacionais – Arte propõem que: “Além do conhecimento artístico como experiência estética direta da obra de arte, o universo da arte contém também um outro tipo de conhecimento, gerado pela necessidade de investigar o campo artístico como atividade humana.” Para tanto, o referido documento delimita o fenômeno artístico não só como estrutura formal mas, também, como:

#Questão 46272 - Artes, Geral, CEPERJ, 2014, SEDUC/RJ, Professor de Artes

Segundo Martins, Picosque e Guerra (1998), o trabalho com projetos possibilita sintonizar os conteúdos que queremos ensinar com aqueles trazidos pelos aprendizes (...) ampliando e aprofundando o conhecimento em arte, alimentando o questionamento, a dúvida as possíveis soluções e o prazer de estar vivo no processo de aprender e ensinar.

Com isto, as autoras propõem um processo de ensino-aprendizagem em Arte sob a ótica de projetos em ação e, como tal trabalho caracteriza-se como um “vir-a-ser”, ele permite o desenvolvimento, entre outras, das seguintes habilidades:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis