Questões de Artes Cênicas do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Artes Cênicas do ano 2025

A figura abaixo traz informações sobre a montagem de um palco para apresentação de um espetáculo. 



Imagem associada para resolução da questão


A figura apresenta

Está relacionado à capacidade de um espetáculo ou performance revelar e questionar a realidade, ao servir como meio de observação crítica da condição humana. Qual conceito oriundo da Grécia antiga fundamenta a ideia de lugar onde se vai para “ver” e refletir a realidade por meio do espetáculo?

Suas peças oferecem alimento abundante para a transformadora capacidade da imaginação, da magia poética do Sonho de Uma Noite de Verão à loucura do Rei Lear na charneca tormentosa. Ele saltou por cima das regras clássicas pela força de seu gênio poético. Trouxe à vida períodos e lugares, ternura e rudeza na “arena” do teatro.
(Berthold, 2000. Adaptado)

O excerto descreve a obra de

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9.394/96, é a legislação que estabelece e regula a estrutura do sistema educacional brasileiro, fundamentando-se nos princípios previstos na Constituição; objetivando a garantia e a qualidade da educação em todos os níveis. O componente Arte está presente nas afirmativas previstas em lei, para a educação básica brasileira. Nesse contexto, analise as assertivas abaixo.

I O prazo para que os sistemas de ensino implantem as mudanças da LDB, Lei nº 9.394/96, decorrentes da Lei nº 13.278/2016, incluindo a formação específica dos respectivos professores em número suficiente para atuar na educação básica, é de dez anos.
II O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório em todos os níveis do ensino fundamental, com o objetivo de promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
III O ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
IV A Lei nº 13.278/2016, altera o § 2º da LDB, Lei nº 9.394/96, incluindo as artes visuais, a dança, a música e o teatro nos currículos dos diversos níveis da educação básica.

Das assertivas, estão corretas:

Na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2018), o componente curricular Arte é estruturado em torno de quatro linguagens – Artes Visuais, Dança, Música e Teatro – que são apresentadas como unidades temáticas. Cada uma dessas unidades, abrange Objetos de Conhecimento e Habilidades, articulados às Seis Dimensões do Conhecimento. Avalie as dimensões do conhecimento abaixo.

I CRIAÇÃO: trata do apreender o que está em jogo durante o fazer artístico, processo permeado por tomadas de decisão, entraves, desafios, conflitos, negociações e inquietações.

II CRÍTICA: articula ação e pensamento propositivos, envolvendo aspectos estéticos, políticos, históricos, filosóficos, sociais, econômicos e culturais.

III ESTESIA: nela, o corpo em sua totalidade (emoção, percepção, intuição, sensibilidade e intelecto) torna-se coadjuvante na experiência.

IV REFLEXÃO: É a atitude de perceber, analisar e interpretar as manifestações artísticas e culturais, na ação de leitor.


Das dimensões apresentadas, estão corretas:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis