Questões de Arquivologia da UFRJ

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Arquivologia da UFRJ

O processo que engloba o estudo de um manuscrito sob todos os ângulos concernentes à paleografia, seja por meio de aspectos gráficos, materiais ou complementares é a:

Segundo Jardim (2006), entende-se por políticas públicas arquivísticas:

O Centro de Referência das Lutas Políticas no Brasil, denominado Memórias Reveladas, foi institucionalizado pela Casa Civil da Presidência da República e implantado no Arquivo Nacional com a finalidade de reunir informações sobre os fatos da história política recente do País. Tem como um de seus objetivos pôr à disposição da sociedade os arquivos sobre o período entre as décadas de 1960 e 1980 e as lutas de resistência à ditadura militar. Por meio dessa iniciativa, pode-se observar:

De acordo com Vasquez apud Jardim (1995), os Sistemas de Arquivos são mecanismos importantes para a racionalização arquivística, sejam estes nacionais, estaduais, municipais ou institucionais. Nesse propósito, “um sistema integrado de arquivos é um conjunto orgânico de arquivos, vinculado por uma direção central que normaliza os processos arquivísticos e focaliza a informação em um ponto acessível à consulta interna e externa” (VASQUEZ apud JARDIM, 1995, p. 46). Ainda segundo o autor, os elementos constitutivos de um Sistema Integrado de Arquivos são: I – legislação normalizadora de aspectos interiores e exteriores ao sistema, dos direitos e obrigações de usuários e do patrimônio documental;

II – sistemas informatizados baseados em premissas que auxiliam o arquivista no processo de eliminação de documentos;

III – informação em seu circuito interno (no âmbito da organização produtora) e externo (outros arquivos e centros de informação);

IV – arquivos e documentos, conforme o ciclo documental.

Assinale a opção correta:

Assinale a alternativa que apresenta a técnica auxiliar às práticas arquivísticas para estudos, leituras, interpretações e transcrições de manuscritos antigos ou não. Seu arcabouço teórico teve início no Séc. XVII por meio trabalho de D. Jean Mabillon intitulado De Re Diplomática Libri VI.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis