Questões de Arquivologia da UFCG

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Arquivologia da UFCG

A partir do conceito de Massa Documental Acumulada (MDA), julgue as sentenças que sejam consideradas coerentes com suas características:

I - Representa a eliminação regular de documentos, permitindo o descarte imediato de registros sem valor histórico, o que facilita a consulta pelos usuários.
II - Caracteriza-se pela acumulação de documentos sem organização, o que dificulta o acesso.
III - Como consequência, temos o aumento do custo de armazenamento e compromete a eficiência da gestão de documentos.
IV - A avaliação documental e a aplicação dos instrumentos de gestão, são essenciais para seu tratamento
V - A incidência de MDA é percebida apenas com documentos físicos, os documentos digitais não apresentam essas características.

Qual o conceito de protocolo:

De acordo com o Decreto nº 4.073, de 3 de janeiro de 2002, integram o SINAR:

Quanto ao conceito do princípio da proveniência, pode-se afirmar que:

A Avaliação arquivística é baseada na teoria do valor, que distingue o valor primário do secundário. Julgue as assertivas:

I - Valor primário é o valor que um documento tem para a entidade que o acumulou. Este valor é inerente à criação do documento e pode ser administrativo, fiscal ou jurídico.
II - Valor secundário é o valor que um documento tem para atender outros motivos pelos quais o documento não tenha sido criado intencionalmente. É atribuído quando o valor primário do documento cessa, mas a sua guarda continua a ser necessária para cumprir uma finalidade histórica, cultural e/ou científica. O valor secundário pode ser probatório ou informativo.
III - Valor primário é o valor que um documento tem para a entidade que o acumulou, e é também conhecido como valor arquivístico ou valor histórico de caráter permanente. Este valor é inerente à criação do documento e pode ser administrativo, fiscal ou jurídico.
IV - Valor secundário é o valor que um documento tem para outras entidades e pesquisadores, não para a instituição que o gerou. É atribuído quando o valor primário do documento cessa, mas a sua guarda intermediária continua a ser necessária. O valor secundário pode ser probatório ou informativo.
V - Valor primário é o valor que um documento tem para a entidade que o acumulou, e é também conhecido como valor arquivístico ou valor histórico de caráter permanente.

Julgue as assertivas caracterizando CORRETAMENTE o valor primário e o valor secundário

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis