Questões de Arquivologia da Instituto Consulplan

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Listagem de Questões de Arquivologia da Instituto Consulplan

Em relação à teoria das três idades, analise as afirmativas a seguir.
I. Os arquivos correntes são de gestão com elevado potencial de uso. II. Os documentos semiativos formam o acervo dos arquivos permanentes. III. Os arquivos intermediários são formados por documentos semicorrentes. IV. A teoria das três idades é a sistematização do ciclo vital dos documentos.
Está correto o que se afirma apenas em

Instrumento de descrição documental destinado a descrever a documentação de um fundo quando as unidades de instalação que o compõem são homogêneas. (COUTURE, C.; ROUSSEAU, JY Fundamentos da disciplina arquivística. Lisboa: Dom Quixote, 1998. P. 295. Adaptado.)
O instrumento de descrição citado anteriormente por Couture e Rousseau é:

Sobre a classificação de documentos de arquivos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) As classes devem ser estabelecidas com base no assunto dos documentos. ( ) Os documentos devem ser ultraclassificados até as minúcias das atividades.
( ) O objetivo da classificação é determinar o tempo para a destinação final do documento. ( ) Na elaboração de um sistema de classificação funcional, as classes são formadas a priori. ( ) As classes são fixadas à medida que os documentos são criados na execução de uma função.
A sequência está correta em

Referente aos arquivos correntes, analise as afirmativas a seguir.
I. Os arquivos correntes à medida que aumentam seus acervos tornam-se mais complexos seus procedimentos.
II. As instituições governamentais produzem seus documentos como resultado de suas atividades.
III. A eficiente administração de um arquivo requer que se dispense atenção aos documentos desde a sua criação até a destinação final.
IV. O objetivo da administração de um arquivo corrente é garantir que todos os documentos cumpram a sua finalidade.
A quantidade de afirmativas corretas é 

#Questão 901676 - Arquivologia, , Instituto Consulplan, 2023, SEGER-ES, Analista do Executivo - História

Na sociedade em que vivemos, deparamo-nos diariamente com inúmeros desafios de âmbito teórico e prático relacionado com a informação produzida pelo homem durante as suas atividades dentro de uma determinada organização. Ao longo dos tempos, o homem procurou formas de comunicar com os demais que o rodeavam, através de gestos, sons e outras técnicas que a natureza lhe oferecia. Mas foi precisamente por volta do ano 3000 a.C. que surgiu a escrita, fator importante para o processo informacional até os tempos atuais. Dessa forma, podemos ver que foi um longo processo até chegarmos à fase atual, em que a escrita, como forma de comunicação, ganhou espaço no mundo da arquivística. (Gestão e Organização de Documentos de Arquivos. webartigos.com.)
Contudo, para que os documentos de arquivo cumpram sua função social, administrativa, técnica, jurídica, cultural, dentre outras, é necessário que:

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