Questões de Arquivologia da FURB

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Listagem de Questões de Arquivologia da FURB

 É dever do Poder Público a gestão documental e a proteção especial a documentos de arquivos, como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico e como elementos de prova e informação. Órgãos e entidades devem definir uma política de gestão arquivística de documentos que tenha por objetivo produzir, manter e preservar documentos confiáveis, autênticos, acessíveis e compreensíveis, de maneira a apoiar suas funções e atividades. A cada uma das características do documento arquivístico, corresponde um novo conjunto de exigências a serem cumpridas pelo programa de gestão, conforme especificado a seguir:
I.Relação orgânica. II.Unicidade. III.Confiabilidade. IV.Autenticidade. V.Acessibilidade.
Analise os conceitos e faça a correlação de acordo com as características apresentadas.
(__)Um documento arquivístico tem a capacidade de sustentar o fato que atesta. Está relacionada ao momento em que o documento é produzido e à veracidade do seu conteúdo.
(__)O documento arquivístico é único no conjunto documental ao qual pertence. Podem existir cópias em um ou mais grupos de documentos, mas cada cópia é única em seu lugar.
(__)Um documento arquivístico é aquele que pode ser localizado, recuperado, apresentado e interpretado.
(__)O documento arquivístico se caracteriza pelas relações que mantém com os demais documentos do órgão ou entidade e que refletem suas funções e atividades. Os documentos arquivísticos estão ligados uns aos outros por um elo que se materializa por meio do registro.
(__)Um documento arquivístico é o que diz ser, independentemente de se tratar de minuta, original ou cópia, e que é livre de adulterações ou qualquer outro tipo de corrupção.
Após análise, marque a opção CORRETA: 

Os documentos recebidos nos órgãos públicos devem ser analisados com relação às precauções de segurança, ou seja, se são considerados ostensivos ou sigilosos. No caso dos sigilosos, a legislação vigente estabelece procedimentos específicos para seu tratamento, incluindo a definição de graus de sigilo e demais restrições de acesso a serem atribuídas a cada documento. As atribuições de restrições de acesso são feitas no momento da captura no sistema, com base no esquema de classificação de segurança e sigilo elaborado pelo órgão ou entidade. De acordo com esse contexto, em qual sistema as atribuições de restrições dos documentos são feitas?

Segundo a Lei n o 8.159/1991, “considera-se arquivos, para os fins desta lei, os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por órgão públicos, instituições de caráter público e entidades privadas, em decorrência do exercício de atividades específicas, bem como por pessoa física, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos”. Como um dos principais objetivos do arquivo é permitir a consulta dos documentos de forma fácil e rápida, são usados vários tipos de classificação que facilitam esta tarefa. Sobre a classificação das idades dos arquivos, analise as afirmativas abaixo e identifique as corretas:


I- Os arquivos de primeira idade são os considerados de guarda permanente.

II- Os arquivos de segunda idade são os considerados de guarda por tempo intermediário.

III- Os arquivos de primeira idade são os considerados arquivos correntes.

IV- Os arquivos de terceira idade abrigam arquivos de uso funcional, administrativo ou jurídico.

V- Os arquivos de terceira idade são os arquivos que perderam o uso administrativo.


É correto o que se afirma em:

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