Questões de Arquivologia da FURB

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Arquivologia da FURB

A partir da perspectiva da patrimonialização cultural de arquivos no Brasil discutida por Cougo (2011):
I.O esquema geral de interpretação da patrimonialização cultural de arquivos no Brasil nos permite perceber - para além de seus gestos, atos performativos, formas, características e complexidades - alguns traços históricos, marcas que, apesar das mudanças, permanecem.
II.A incidência do valor histórico e cultural é uma constante nos atos performativos da patrimonialização de arquivos no Brasil. O ideário tem fundamento tanto nas concepções gerais que embasam a conceituação do patrimônio, quanto nas interpretações de distintas tendências - sobretudo historiográficas. A ideia geral é de que os arquivos patrimonializados seriam aqueles capazes de ajudar a compor a história e os traços culturais do Brasil e de sua população.
III.A patrimonialização de arquivos é um processo que necessariamente lida com dualidades como memória e esquecimento, seleção e descarte, valoração e eliminação. Independente das instâncias de conformação desse patrimônio, o processo, portanto, não é imparcial.
É correto o que se afirma em:

Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona termos da Listagem de Eliminação (LED), segundo as Recomendações para elaboração da listagem de eliminação publicado pelo Arquivo Nacional, com seus respectivos significados:
Primeira coluna: LED 1.Data-limite 2.Mensuração total 3.Especificação
Segunda coluna: significados (__)Unidade de arquivamento em caixas pacotilhas, processos, pastas, entre outros (__)Ano mais antigo e ano mais recente de todos os documentos (__)Quantitativo de unidade de arquivamento em metros lineares
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:

Como instrumento de gestão de documentos, o plano de classificação de documentos de arquivo:
I.Resulta da atividade de classificação que lista os documentos de arquivo de acordo com o assunto dos documentos.
II.Resulta da atividade de classificação que recupera o contexto de produção dos documentos de arquivo.
III.Agrupa documentos de acordo com o órgão produtor, a função, a subfunção e a atividade responsável por sua produção ou acumulação.
É correto o que se afirma em:

Theodore Schellenberg, arquivista americano, trouxe grandes influência teóricas para a Arquivologia Brasileira. Dentre as diversas contribuições desse teórico, destaca-se a Teoria da Valoração. Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona a Teoria da Valoração e seus respectivos termos:
Primeira coluna: Teoria da Valoração 1.Valor permanente 2.Limbo 3.Valor primário
Segunda coluna: significados (__)Denominação dada por Schellenberg nos anos 50 equivalente a arquivos intermediários. (__)Pode ser entendido também como valor informativo. (__)Valor imbuído dos valores fiscal, jurídico e administrativo.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas: 

As normas de descrição foram sistematizadas e publicadas pelo Conselho Internacional de Arquivos nos anos 90 tendo suas versões em língua portuguesa no meado dos anos 2000. Sobre as normas internacionais:
I.Elas possuem objetos de descrição diferentes tal como documentos/fundos, autoridades, funções e instituições.
II.São normas internacionais de descrição arquivísticas utilizadas no Brasil: a ISAD(G), a ISAAR (CPF), ISDIAH e o ISDF. I
II.A tradução da ISAD(G) no Brasil é a NOBRADE cujo objeto de descrição são os documentos de arquivo.
É correto o que se afirma em:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis