Questões de Arquivologia da CEPS-

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Arquivologia da CEPS-

Em 2024, o Arquivo Nacional publicou a Portaria AN nº 153, de 3 de maio, determinando a adoção de caracteres alfabéticos para identificar instrumentos de gestão de documentos de arquivo, das atividades-fim, nos sistemas informatizados dos órgãos e entidades da administração pública. No contexto da Ufopa, os caracteres a serem utilizados pela universidade são 

“Os arquivos públicos existem com a função precípua de recolher, custodiar, preservar e organizar fundos documentais originados na área governamental, transferindo-lhes informações de modo a servir ao administrador, ao cidadão e ao historiador” (Bellotto, 2006, p. 226). Nesse sentido, torna-se fundamental que os arquivos públicos desenvolvam ações culturais e educativas que possam aproximá-los dos seus usuários. Segundo Bellotto (2006), sobre as ações culturais e educativas em arquivos, é importante que,

Com o avanço das tecnologias da informação e o seu impacto na produção dos documentos arquivísticos, a garantia e manutenção de autenticidade é um dos principais desafios para os arquivistas da contemporaneidade. Com base no assunto, relacione os conceitos apresentados abaixo ao termo referente a cada um deles.

I. Credibilidade de um documento enquanto documento, isto é, a qualidade de um documento ser o que diz ser e que está livre de adulteração ou qualquer outro tipo de corrupção.
II. Declaração de que um documento original é autêntico – ou que uma cópia reproduz fielmente o original – feita por uma pessoa jurídica com autoridade para tal (servidor público, notário, autoridade certificadora) num determinado momento, por meio da adição de elementos ou afirmações.
III. Documento que é o que diz ser e está livre de alteração ou corrupção, ou seja, que teve sua identidade e integridade mantidas ao longo do tempo.
IV. Inferência da autenticidade de um documento arquivístico feita a partir de fatos conhecidos sobre a maneira como aquele documento foi produzido e mantido. A sequência correta é

Segundo Belloto (2006), a diplomática ocupa-se da estrutura formal dos atos escritos de origem governamental e/ou notarial. Trata, portanto, dos documentos que, emanados das autoridades supremas, delegadas ou legitimadoras (como é o caso dos notários), são submetidos, para efeito de validade, à sistematização imposta pelo direito. As bases teóricas da diplomática têm contribuído amplamente para a arquivologia, especialmente, no que se refere ao estudo dos tipos documentais. Apesar das aproximações teóricas entre as áreas, cada uma delas possui preceitos que delineiam a análise tipológica dos documentos. Sobre o assunto, é correto afirmar:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis