Questões sobre Normas Arquivísticas

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Normas Arquivísticas

 A implantação de um Sistema de Gestão Arquivística de Documentos (SIGAD) depende do planejamento e implantação da gestão arquivística de documentos nas organizações, tal como observa o Conselho Nacional de Arquivos (2011), por meio de sua Câmera Técnica de Documentos Eletrônicos, no documento intitulado e-ARQ Brasil. Considerando esses aspectos, analise as assertivas abaixo:


1. A gestão arquivística de documentos compreende a definição da política arquivística, a designação de responsabilidades, o planejamento e a implantação do programa de gestão.

2. O levantamento da estrutura organizacional e das atividades exercidas, bem como o levantamento da produção documental, diferenciando os documentos arquivísticos dos não arquivísticos, são etapas do planejamento do programa de gestão arquivística de documentos.

3. Todo programa de gestão arquivística de documentos deve contemplar o ciclo de vida dos documentos, além de garantir a acessibilidade e mantê-los em ambiente seguro.

4. São procedimentos e operações técnicas básicas de um sistema de gestão arquivística de documentos digitais e convencionais a captura, a avaliação, temporalidade e destinação, a pesquisa, localização e apresentação dos documentos, a segurança, o armazenamento e a proteção.

5. Pode-se optar pelo registro ou não, na trilha de auditorias de um SIGAD, de informações acerca do responsável pela captura ou qualquer ação de reavaliação de documentos.



O resultado da somatória dos números correspondentes às assertivas corretas é:

No final do século XX a revolução tecnológica impôs o formato digital para registrar e documentar as ações das organizações e das pessoas, acarretando diversas mudanças nos ambientes corporativos.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I. O SIGAD é aplicável em sistemas híbridos, isto é, que utilizam documentos digitais e documentos convencionais, incluindo operações como: captura de documentos, aplicação do plano de classificação, controle de versões, controle sobre os prazos de guarda e destinação, armazenamento seguro e procedimentos que garantam o acesso e a preservação a médio e longo prazo de documentos arquivísticos digitais e não digitais confiáveis e autêntico.
PORQUE
II. O SIGAD é capaz de manter a relação orgânica entre os documentos e garantir a confiabilidade, a autenticidade e o acesso, em longo do tempo, aos documentos arquivísticos: seu valor como fonte de prova das atividades do órgão produtor.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 

#Questão 966566 - Arquivologia, Normas Arquivísticas, CESPE / CEBRASPE, 2022, MC, Atividades Técnicas de Suporte - Cargo 3

Acerca de aspectos da arquivologia, julgue o item que se segue.


A Norma Brasileira de Descrição Arquivística, voltada preferencialmente para os arquivos permanentes, tem como objetivo permitir o acesso e o intercâmbio de informações em âmbito nacional e internacional. 

Acerca de aspectos da arquivologia, julgue o item que se segue. 



O sistema informatizado de gestão arquivística de documentos prescinde do plano de classificação de documentos de arquivo.

A respeito da gestão arquivística de documentos digitais, analise as assertivas abaixo:


I. O e-Arq Brasil é claro quando afirma que não há divergências entre sistemas de gerenciamento eletrônico de documentos e sistemas informatizados de gestão arquivística de documentos, pois ambos são utilizados para a organização da informação não estruturada de um órgão ou entidade.

II. Alguns requisitos são característicos de um SIGAD, conforme orientações emanadas pelo e-Arq Brasil, tais como: digitalização, armazenamento, catalogação, indexação e recuperação de documentos arquivísticos.

III. As recomendações do e-Arq Brasil são especialmente dirigidas para fornecedores e programadores, profissionais da gestão arquivística de documentos, usuários de um SIGAD, potenciais usuários de um SIGAD, potenciais compradores de serviços externos de gestão de documentos, organizações de formação e instituições acadêmicas.

IV. É facultativa a definição de uma política de gestão arquivística de documentos quando da implantação de um sistema de gestão arquivística de documentos, no âmbito dos órgãos e entidades públicas.


Quais estão corretas?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis