Questões sobre Digitalização e microfilmagem aplicado aos arquivos (convencionais e eletrônicos)

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Digitalização e microfilmagem aplicado aos arquivos (convencionais e eletrônicos)

Quanto às tecnologias aplicadas aos arquivos, julgue os próximos itens. A aplicação adequada da microfilmagem dá-se em grandes volumes documentais.

Com relação à arquivologia, julgue os itens que se seguem. A digitalização, assim como a microfilmagem, tem respaldo legal, o que permite a eliminação do original do documento digitalizado.

Com relação à arquivologia, julgue os itens que se seguem. A digitalização é mais indicada para acervos documentais com necessidade de muitos acessos.

A digitalização é dirigida ao acesso, à difusão e à preservaca̧ ̃o do acervo documental. Antes do inić io do projeto de digitalização, pressupõe-se que o tratamento arquiviś tico dos documentos, a avaliaca̧ ̃o e a seleca̧ ̃o dos conjuntos documentais a serem digitalizados já tenham sido desenvolvidos e que o acervo arquiviś tico selecionado tenha sido previamente higienizado, identificado e organizado (arranjo, descrição e indexação). Sobre o tema, analise as seguintes afirmativas.

I. A fim de se gerar um representante digital fiel ao documento original, deve-se identificar o menor caractere (linha, traço, ponto, mancha de impressão) a ser digitalizado para a determinação da resolução óptica que garantirá sua legibilidade na versão digital.

II. Para a definição do tipo de equipamento de captura digital a ser utilizado, devem-se observar os tipos documentais existentes no acervo e sua quantificação, além das caracteriś ticas fiś ico-quiḿ icas de cada tipo de documento, para reduzir os riscos à integridade fiś ica do original.

III. O processo de digitalização deverá ser realizado, preferencialmente, nas instalações das instituições detentoras do acervo documental, evitando-se seu transporte e manuseio inadequados, e a possibilidade de danos causados por questões ambientais, roubo ou extravio.

IV. Recomenda-se a digitalização de conjuntos documentais integrais, como fundos/coleções ou séries. No entanto, é possiv́ el digitalizar itens documentais isolados, devido a frequência de uso, estado de conservaca̧ ̃o ou alto valor intriń seco com necessidade de incremento de sua segurança, sem, entretanto, descontextualizá-los do conjunto a que pertencem.

Pode-se afirmar que:

O controle de qualidade é uma etapa fundamental após a digitalização dos documentos. Assegurar que a imagem gerada esteja íntegra e pronta para o uso é um diferencial do serviço profissional. A qualidade da imagem digital é o resultado dos seguintes fatores: da resolução óptica adotada no escaneamento, da profundidade de bit, dos processos de interpolação (quando utilizados) e dos niv́ eis de compressão, além das caracteriś ticas dos próprios equipamentos e técnicas utilizadas nos procedimentos que resultam no objeto digital. Após a captura digital, devem ser realizadas as atividades de controle de qualidade. Importante ressaltar que o parâmetro de qualidade é o de Resolução Óptica, que:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis