Questões de Arquivologia do ano 2025

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Listagem de Questões de Arquivologia do ano 2025

#Questão 1083984 - Arquivologia, Normas Arquivísticas, CESPE / CEBRASPE, 2025, TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO), Analista Judiciário Área Apoio Especializado Especialidade Arquivologia

Com base na Resolução n.º 335/2020 do CNJ, julgue o item a seguir, relativo à Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br) e à política pública para a governança e a gestão de processo judicial eletrônico.


A PDPJ-Br poderá se valer de serviço de computação em nuvem provido por pessoa jurídica de direito privado.

#Questão 1083985 - Arquivologia, Normas Arquivísticas, CESPE / CEBRASPE, 2025, TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO), Analista Judiciário Área Apoio Especializado Especialidade Arquivologia

Com base na Resolução n.º 335/2020 do CNJ, julgue o item a seguir, relativo à Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br) e à política pública para a governança e a gestão de processo judicial eletrônico.


Tribunais que não possuam projetos de sistema processual público deverão desenvolvê-los no prazo de dois anos para que possam aderir à PDPJ-Br.

#Questão 1083986 - Arquivologia, Microfilmagem e Automação, CESPE / CEBRASPE, 2025, TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO), Analista Judiciário Área Apoio Especializado Especialidade Arquivologia

No que se refere à transformação digital e ao governo eletrônico, julgue o item a seguir.


A interoperabilidade entre sistemas públicos possibilita que diferentes plataformas e bases de dados compartilhem e processem informações de maneira integrada e eficiente, de maneira a evitar duplicação de esforços, melhorar a qualidade dos serviços prestados e tornar as ações governamentais mais coordenadas e responsivas às necessidades da população.

#Questão 1083987 - Arquivologia, Microfilmagem e Automação, CESPE / CEBRASPE, 2025, TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO), Analista Judiciário Área Apoio Especializado Especialidade Arquivologia

No que se refere à transformação digital e ao governo eletrônico, julgue o item a seguir.


A implementação da transformação digital no governo eletrônico tem como desvantagem o fato de que a automação de processos públicos resulta em um aumento da burocracia e uma redução da eficiência administrativa, além de que, em alguns casos, complica o acesso da população sem letramento digital aos serviços públicos.

#Questão 1083988 - Arquivologia, Legislação Arquivística, CESPE / CEBRASPE, 2025, TRT - 10ª REGIÃO (DF e TO), Analista Judiciário Área Apoio Especializado Especialidade Arquivologia

No que se refere à transformação digital e ao governo eletrônico, julgue o item a seguir.


Os portais de transparência governamental são obrigatórios para todos os entes federativos, conforme determina a Lei de Acesso à Informação, e devem divulgar, por exemplo, dados financeiros sobre contratos e convênios celebrados pelo governo, sendo atualmente vedada a divulgação de informações sobre vencimentos pagos aos servidores públicos, por serem dados pessoais sensíveis.

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