Questões de Arquitetura da FCC

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Listagem de Questões de Arquitetura da FCC

#Questão 965115 - Arquitetura, Acessibilidade e Desenho Universal, FCC, 2022, TRT - 17ª Região (ES), Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade Arquitetura

“Ensino do desenho” (1948), de Lúcio Costa, é um texto abrangente e minucioso, em favor da importância seminal do desenho para a consolidação da nação e da cidadania. Dos conceitos que o texto aborda, sempre em referência à composição plástica, “a equivalência ou o equilíbrio de duas relações” denomina-se

#Questão 965114 - Arquitetura, Acessibilidade e Desenho Universal, FCC, 2022, TRT - 17ª Região (ES), Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade Arquitetura

Em seu polêmico texto “Por uma cidade contemporânea” (1989), Rem Koolhaas desenvolve uma “alternativa paramoderna” para o urbanismo. Parte importante de sua crítica está na ideia de que, embora a “pureza” (por exemplo, a delimitação exata ou definição do objeto autônomo) pudesse ter sido desejável nos edifícios modernos, ela provocou problemas de desorientação na escala da cidade.
Considere as seguintes reflexões e ideias desse texto:
I. A tectônica e o detalhe significativo constituem uma crítica tanto às fórmulas convencionais do modernismo ortodoxo como à superficialidade do historicismo pós-moderno. A construção, como processo de “formação”, desenvolve-se às vezes como uma narrativa material. Deixar a estrutura à mostra, que uma parte da arquitetura moderna e pós-moderna associa à autenticidade, coincide com o “desvelamento” do ato poético.
II. A origem do significado em arquitetura está situado na construção, especialmente nas “junções e formas reais” entre materiais e espaços. A junção ? o detalhe original ? é a geradora da construção e, portanto, do sentido. O detalhe tectônico é, portanto, o lócus da inovação e da invenção. A arquitetura pode ser definida como o resultado do projeto de detalhes, e de sua resolução e substituição.
III. É extraordinária a incongruência entre a perfeição e a instantânea completude dos projetos arquitetônicos modernistas e a inflexível simplicidade, quase infantil, dos desenhos urbanos, imaginados como se a complexidade da vida urbana pudesse ser prontamente conciliada na liberdade oferecida pela planta livre, ou como se toda experiência de fragmentação e tudo o que representou para a perspectiva pudesse ocorrer sem perturbar o território da cidade.
IV. Dois motivos concorrem para fazer dos espaços urbanos vazios uma linha importante de combate para as pessoas que se preocupam com a cidade. O primeiro: é bem mais fácil controlar o espaço vazio do que jogar com volumes cheios e formas aglomeradas que se tornaram incontroláveis. O segundo: vazio, paisagem, espaço ? se quisermos usá-los como meio, incluindo-os num projeto ? podem tornar-se um campo de batalha e obter apoio genérico de quase todo mundo.
Está correto o que se afirma em

#Questão 965116 - Arquitetura, Aspectos Imobiliários, FCC, 2022, TRT - 17ª Região (ES), Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade Arquitetura

O período compreendido entre o Quattrocento e o século XVII assistiu à introdução gradativa de um elemento na sintaxe arquitetônica. Esse elemento foi aos poucos se libertando da tarefa de inserir-se proporcionalmente no intercolúnio, ao mesmo tempo em que renovava e ampliava o repertório clássico, ao constituir um campo específico de significação. Com o processo de renovação da linguagem arquitetônica, cujo objetivo era a conquista da autonomia e independência das partes, esse elemento passa a ter especificidade isolável, o que concorrerá para um papel definitivo na linguagem da arquitetura. Em síntese histórica, pode-se dizer que é uma invenção moderna. Contém a representação do tempo-espaço contínuo, infinito e homogêneo, mensurado, ordenado, idealizado, imaginável, onde se projeta o desejo de ordem para a cidade, onde os objetos e os vazios ocupam lugares definidos. Esse elemento denomina-se

#Questão 965117 - Arquitetura, , FCC, 2022, TRT - 17ª Região (ES), Analista Judiciário - Área Apoio Especializado - Especialidade Arquitetura

O geógrafo Milton Santos (1926-2001) é autor de vasta e importante obra na qual sempre abordou questões pertinentes à cidade e ao subdesenvolvimento. Um de seus conceitos mais utilizados em reflexões sobre arquitetura e urbanismo contemporâneos refere-se a algo cuja formação é feita “por um conjunto indissociável, solidário e também contraditório, de sistemas de objetos e sistemas de ações, não considerados isoladamente, mas como quadro único no qual a história se dá”. Esse conceito denomina-se

#Questão 966781 - Arquitetura, , FCC, 2022, TRT - 4ª REGIÃO (RS), Analista Judiciário - Especialidade: Arquitetura

O primeiro elemento estrutural a receber cargas é a laje. Como a laje é uma superfície, a carga que normalmente atua sobre ela se distribui por toda sua área. Considerando essas noções e as seguintes características de uma laje de concreto armado para uso de escritórios:


- dimensões em planta = 5 m × 4 m

- altura h = 12 cm

- peso específico do concreto armado: CA = 2.500 kgf/m3

- carga acidental CA = 200 kgf/m2

- revestimento do piso r = 100 kgf/m2


O total das cargas que incidem nesta laje são:

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