Questões de Arquitetura da Banca não informada

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Arquitetura da Banca não informada

A frase “Detesto a fórmula, adoro princípios”, do paisagista Roberto Burle-Marx (1909-1994), resume sua obra, seu estilo e o momento histórico-cultural em que desenvolveu seus projetos

Avalie o que se afirma sobre o estilo paisagístico de Roberto Burle-Marx.

I. O uso de volumes justapostos caracterizava, nas suas obras, a transição entre a arquitetura e a paisagem natural sem, no entanto, haver limitações físicas visíveis.

II. Havia um compromisso com regras pré-estabelecidas. Preocupava-se em manter uma associação entre as peças de suas composições, sempre com uma rígida visão do espaço local.

III. Inspirava-se nas curvas amplas, nos traçados sinuosos, com a proporção relacionada com a paisagem do entorno, sem perder a sua relação com a arquitetura na qual o jardim estava inserido.

Está correto apenas o que se afirma em

O Instituto Inhotim (Brumadinho/MG) é a sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e possui uma coleção botânica que reúne espécies raras de todos os continentes, sendo considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina. Possui uma boa representatividade filogenética, com acervo botânico com mais de 4.300 espécies, representando 953 gêneros e 181 famílias botânicas. As fotos abaixo ilustram o paisagismo do Instituto Inhotim.

Avalie o que se afirma em relação ao paisagismo de Inhotim.

I. Possui um paisagismo inspirado nos típicos jardins de estilo in glês, com caminhos de contornos naturais, essência descontraída e avessa às podas e simetrias.

II. Seu paisagismo adota apenas a espécie nativa, como forma de preservar os espécimes raros, resgatar aqueles em extinção e valorizar a paisagem natural da região.

III. Ainda que o paisagismo do Instituto Inhotim não possa ser enquadrado em um estilo único, alguns princípios podem ser observados, como a preferência pelo uso de grandes maciços ou manchas de espécies que tiram vantagem do efeito causado pelo agrupamento dos formatos orgânicos e conferem beleza cênica ao local.

IV. A variedade de espécies pode ser usada para sensibilizar os visitantes a respeito da importância da biodiversidade. O espectador é convidado a percorrer jardins, p aisagens de florestas e ambientes rurais, perdendo-se entre lagos, trilhas, montanhas e vales, estabelecendo uma vivência ativa do espaço, característica típica dos jardins tropicais.

Está correto apenas o que se afirma em

Belo Horizonte foi fundada em 1897 com o objetivo de sediar a nova capital do Estado de Minas Gerais. O povoado existente até então foi praticamente destruído e um novo traçado urbano, de geometria regular, foi projetado sobre o terreno de curvas topográficas sinuosas.

Com relação ao tema, avalie as afirmações a seguir.

I. O sistema viário da zona urbana está formado por uma malha ortogonal de ruas, à qual se sobrepõe uma segunda malha de avenidas a 45 graus.

II. O sistema viário proporcionado pela malha ortogonal de ruas se posiciona de tal forma que se evitam os eixos visuais. Existe uma relação intrínseca entre o traçado da cidade e a influência antiga dos jardins barrocos do séc. XVI.

III. No séc. XIX, o Império Português influenciava o Brasil que vivenciava o estilo colonial na literatura, na arte e na arquitetura. Essa influência colonial lisboeta pode se r facilmente identificada no traçado urbano da cidade.

Está correto apenas o que se afirma em

Ao abordar as variáveis ambientais que influenciam no conforto térmico durante o processo de projeto, Ali Tourdet e Bensalem (in KOWALTOWSKI et al., 2011) propuseram uma metodologia baseada no pressuposto de que usar indicadores simples da geometria do tecido urbano auxilia na proposição de parâmetros geométricos e ambientais relevantes para o controle climático urbano. São parâmetros ambientais desse método os seguintes indicadores, exceto:

A ventilação é uma das estratégias bioclimáticas mais eficientes para obtenção do conforto térmico nos espaços urbanos e arquitetônicos. Sobre o assunto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O tamanho, a forma e a localização das aberturas para ventilação são os principais fatores determinantes da configuração do fluxo de ar no interior das construções.

( ) Para um mesmo tamanho de abertura localizada a barlavento, maiores taxas de ventilação são obtidas quando as aberturas situadas a sotavento do edifício são menores.

( ) Em uma construção térrea, a diferença máxima de pressão é obtida se as entradas de ar forem localizadas na região de maior pressão positiva das fachadas a sotavento, e as saídas na região de pressão negativa mais intensa nas paredes a barlavento.

( ) Para construções apresentando aberturas de entrada e saída iguais, a média da velocidade interna do ar é função da porosidade da construção, representada pela razão do total da área aberta dividido pela área da parede, independente da direção do vento.

Assinale a sequência correta.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis