Listagem de Questões sobre Geral
A demanda por transporte aéreo tem apresentado índices elevados de crescimento, sobretudo na última década, com a implantação de políticas de low cost e low fare em algumas empresas do setor. Estimar a demanda futura é essencial para o planejamento de construções e ampliações da infraestrutura aeroportuária, exigindo análises de demanda com a maior precisão possível. Sobre as técnicas de análise de demanda, é correto afirmar:
O Recurso da Identificação do Principal Gerador de Demanda deve ser aplicado em aeroportos que possuem uma série histórica consistente.
O modelo top down, utilizado pela OACI, analisa uma parcela do mercado em relação ao todo. Sua principal vantagem está na independência da estabilidade e na certeza das porções do mercado em relação às quais as previsões são feitas.
O Capital Asset Pricing Model (CAPM), de forma análoga ao procedimento top-down, possibilita prever a demanda por transporte aéreo para cada tráfego com base no que ocorre na demanda agregada.
O emprego de Modelos Econométricos permite construir um portfólio de aeroportos com características semelhantes ao aeroporto em estudo e determinar a demanda do portfólio. Com base nesses dados, estima-se a demanda do aeroporto em estudo.
A Previsão por Julgamento pressupõe a existência de uma relação funcional do tráfego anual com uma variável independente, com base numa série histórica.
A fase do projeto que permite compor os custos parciais de modo a alterar os custos totais da construção, é:
Anteprojeto − fase de representação das informações técnicas provisórias, dos elementos componentes e do inter-relacionamento das atividades de projeto.
Projeto Legal − fase de representação dos desenhos e das informações técnicas para aprovação do projeto pelas autoridades competentes.
Estudo de Viabilidade − fase de avaliações e recomendação das alternativas para a concepção da edificação.
Projeto Executivo − fase de representação final dos desenhos e informações técnicas, necessárias à licitação dos serviços e obras correspondentes.
Projeto Básico − fase de representação das informações técnicas necessárias à licitação dos serviços e obras correspondentes.
As especificações técnicas (ET) descrevem de maneira
completa, os materiais e procedimentos de execução a serem adotados na construção.
parcial, as especificações dos materiais e discriminação dos serviços.
genérica, os materiais e procedimentos de execução a serem adotados nas construções.
objetiva, a identificação da obra, fiscalização, recebimento da obra, modificações de projeto e classificação de serviços.
específica, os materiais e procedimentos especiais.
Na fase de conclusão do projeto executivo e de seus complementares, será feita a composição do orçamento definitivo. Sobre a composição de custos, BDI (Benefício e Despesas Indiretas) e Encargos Sociais, é correto afirmar:
As despesas com custo de mão de obra, referentes às despesas com alimentação, transporte, EPI (Equipamento de Proteção Individual) e FM (ferramentas manuais), compõem os encargos sociais básicos e obrigatórios.
A soma de todos os custos unitários dos serviços necessários à construção da edificação, como mão de obra, materiais e equipamentos, são classificados como custos diretos.
Deve-se recorrer a dados históricos para demonstração de taxa de turnover (rotatividade de pessoal), como parâmetro mais próximo da realidade, para composição dos encargos sociais complementares.
A taxa de risco do empreendimento ou taxa de eventuais ou imprevistos, não é aplicável aos contratos de empreitada por preço unitário.
O tributo, cuja alíquota é estabelecida pelo próprio município e cobrado pela prestação de serviços no local de execução da obra ou de serviço, é classificado como BDI.
O cronograma físico da disponibilidade financeira da empresa deve apresentar com clareza a diferença entre receitas e despesas. Definidas, respectivamente, como:
Valor da obra (forma de pagamento e disponibilidade de caixa da empresa) e Custos do empreendimento (mão de obra, materiais, leis sociais e demais custos).
Custos do empreendimento (mão de obra, materiais, leis sociais e demais custos) e Valor da obra (forma de pagamento e disponibilidade de caixa da empresa).
Valor da administração da obra (equipamentos e ferramentas, consumos, refeições, transportes etc) e Custo da obra (materiais, mão de obra etc).
Custo da obra (materiais, mão de obra etc) e Valor da administração da obra (equipamentos e ferramentas, consumos, refeições, transportes etc).
Valor do empreendimento e Custo da administração da obra.
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