Questões sobre Estudos Ambientais

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Estudos Ambientais

#Questão 902137 - Arquitetura, Estudos Ambientais, FUMARC, 2023, AL-MG, Analista Legislativo - Arquiteto

Segundo Moxon (2012), a sustentabilidade pode ser incorporada em interiores, sem comprometer a estética ou a qualidade do projeto. Nesse contexto, no que se refere ao conforto ambiental, é importante que a elaboração de um projeto de arquitetura de interiores inclua aspectos da iluminação (natural e artificial), conforto término e acústico, funcionalidade e ergonomia.

Considerando especialmente a compreensão do conforto térmico em edificações e a base conceitual de fenômenos de trocas térmicas, observe a sequência de conceitos abaixo:


I. Convecção.

II. Radiação.

III. Condução.

IV. Evaporação.

V. Condensação.


Numere as definições abaixo, fazendo a correta correspondência entre cada conceito e sua respectiva definição.


( ) Troca térmica úmida decorrente da mudança do estado gasoso do vapor d'água contido no ar para o estado líquido.


( ) Mecanismo de troca de calor entre dois corpos que guardam entre si uma distância qualquer, através de sua capacidade de emitir e de absorver energia térmica.


( ) Troca de calor entre dois corpos, sendo um deles sólido e outro fluído (líquido ou gás).


( ) Troca de calor entre dois corpos que se tocam ou mesmo partes do corpo que estejam em temperaturas diferentes.


( ) Troca térmica úmida proveniente da mudança do estado líquido para o estado gasoso.


A sequência que expressa a CORRETA correspondência, de cima para baixo, é:

Preocupações com o aquecimento global, o esgotamento dos recursos naturais e outros aspectos ligados à destruição ambiental justificam o interesse cada vez maior pela “arquitetura verde”. No “Questionário verde”, realizado em 2001, cinco arquitetos de destaque internacional ? Norman Foster, Jan Kaplick, Richards Rogers, Ken Yeang e Thomas Herzog ? apresentam suas ideias sobre arquitetura sustentável. Uma das perguntas deste questionário foi De que maneira você usa a natureza como guia?
A respeito das ideias contidas na reflexão que esta pergunta proporcionou, é correto o que se afirma em: 

Segundo Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), vigente desde 1986, o licenciamento de atividades modificadoras do meio ambiente depende da elaboração de Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).
É uma atividade que compõe o conjunto das atividades modificadoras do meio ambiente ao qual se exige a elaboração dos instrumentos de gestão ambiental EIA e RIMA: 

#Questão 965127 - Arquitetura, Estudos Ambientais, CONSULPLAN, 2022, MPE-PA, Técnico Especializado – Arquiteto

Uma empresa tem como projeto a ampliação de um empreendimento previamente licenciado que, para o seu funcionamento, precisará utilizar recursos ambientais potencialmente poluidores. Dessa forma, referida construção dependerá de: 

A cooperativa habitacional La Borda (2018), em Barcelona, é uma promoção auto-organizada por seus usuários para ter acesso a uma moradia digna, não especulativa e que coloca seu valor de uso ao centro, por meio de uma estrutura coletiva. Observe abaixo desenhos e imagens da obra e considere os três princípios fundamentais e transversais do projeto: 1) redefinição do programa de habitação coletiva; 2) sustentabilidade e qualidade ambiental; 3) participação do usuário.
50_1.png (391×334)
Legendas: 1. Espaços comunitários no térreo. 2. Passagem e continuidade entre espaços públicos. Acesso principal do edifício. 3. Galerias, cobertura do pátio. 4. Adensar a fachada sul. 5. Volumetria que reconhece as construções vizinhas. 6. Pátio central e coração do edifício. 7. Fachada histórica 50_2.png (410×348)
50_3.png (396×365) 50_4.png (802×681) 50_5.png (467×411) 50_6.png (611×743)

Em relação ao processo de desenvolvimento e ao resultado alcançado, constata-se que:
I. O programa de edificações propõe moradias e espaços comunitários permitindo que o morar se estenda do espaço privado ao espaço público para valorizar a vida da comunidade e do bairro. Estes espaços são: cozinha, sala de jantar, lavandaria, espaço multiuso, espaço para hóspedes, espaço de saúde e cuidados médicos, jardins e espaços exteriores e semiexteriores como pátio e terraços. Todos eles articulados em torno de um pátio central. II. O edifício usa uma versão de apartamento em desnível, bastante conhecido, que foi o mais popular, junto com outro tipo maior, de dois pavimentos. Os apartamentos são agrupados em um bloco principal, e os equipamentos de uso comum ficam em um segundo bloco adjacente e conectado em ângulo reto. III. O projeto procurou gerar o menor impacto ambiental possível, tanto do ponto de vista da construção quanto do seu funcionamento e sua manutenção. A estratégia inicial para reduzir a demanda energética consistiu na otimização do programa, renunciando à construção de um estacionamento subterrâneo e coletivizando os serviços para reduzir a superfície das unidades habitacionais. IV. Em vez do espaço neutro de jardins comunitários, o pátio interno se torna um local ativo. Jardins privativos para os apartamentos, aos pares no pavimento térreo ou no segundo pavimento, são cortados por uma rede de passeios para pedestres que leva às entradas. A galeria, ou rua aérea, é ampla e sua localização no lado dos jardins privativos, torna seu uso ambivalente.
Está correto o que se afirma APENAS em 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis