Questões sobre Arquitetura

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A intervenção ergonômica na construção civil é mais difícil do que nas outras indústrias. São vários os fatores que contribuem para isto: o local de trabalho é mudado frequentemente; há grande rotatividade dos trabalhadores; muitos trabalhadores são contratados por empreiteiros terceirizados e não há um especialista em ergonomia presente na obra.

O trabalho na construção é um trabalho penoso, e requer posturas que desafiam a ergonomia, mas a intervenção ergonômica é possível na construção. As possibilidades de intervenção da ergonomia na construção, tornam-se efetivas ao gerar mudanças

I. nos materiais de trabalho.

II. nas ferramentas e equipamentos.

III. nos métodos e organização do trabalho.

IV. no treinamento e programas de exercício.

Está correto o que se afirma em

Um dos conceitos mais utilizados nas reflexões sobre arquitetura e urbanismo contemporâneos retrata toda infraestrutura, permitindo o transporte de matéria, de energia ou de informação, e que se inscreve sobre um território onde se caracteriza pela topologia dos seus pontos de acesso ou pontos terminais, seus arcos de transmissão, seus nós de bifurcação ou de comunicação. A palavra ou expressão empregada para denominar esse conceito é

Observe abaixo desenhos e imagens do Espaço Público Teatro La Lira (2003-11) em Ripoll, Girona, Espanha, projeto do escritório RCR Arquitectes, vencedor do prêmio Pritzker 2017.

Em relação aos princípios dessa arquitetura, constata-se que

Observe abaixo desenhos e imagens do Instituto Moreira Salles − IMS (2011-17) na avenida Paulista em São Paulo, SP, projeto de escritório Andrade e Morettin Arquitetos Associados.

Em relação aos princípios e às características dessa arquitetura, constata-se que

I. o programa e o contexto urbano são dois parâmetros fundamentais para a concepção do projeto, interessando as articulações e as qualidades dos espaços internos do museu, assim como as relações entre o novo edifício e a cidade.

II. a solução encontrada foi transferir o térreo do museu - o seu principal elemento articulador - da base para o centro do edifício, vários metros acima do nível da avenida Paulista, criando uma relação nova e aberta entre o museu, a cidade e seus habitantes.

III. a espacialidade do museu é percebida sobretudo a partir dos vazios do edifício, espaços de circulação e encontro que se espalham entre volumes de programa e fachada.

IV. a pele de vidro translúcida de dupla camada que cobre a fachada confere uma qualidade de luz que carrega consigo o rastro da cidade, trazendo para o interior do museu a memória do mundo que está à sua volta.

Está correto o que se afirma em

Observe abaixo desenhos e imagens da Unidade de Queimados Hospital Vall D’Hebron (2003-06) em Barcelona, Espanha, projeto de Corea & Moran Arquitectura.

Em relação aos princípios estruturais dessa arquitetura, constata-se que

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