Questões de Arquitetura do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Arquitetura do ano 2025

De acordo com a norma brasileira ABNT NBR 16636-3/2020 (Parte 3), o projeto urbano é aplicável aos serviços técnicos atendendo duas classificações: i. implantação de novas cidades ou criação de espaços urbanos novos; ii. intervenção em estruturas urbanas pré-existentes de diversas escalas de cidades existentes. Assinale a alternativa correta.

Em uma cidade de porte pequeno (< 50 mil habitantes), localizada no ecossistema do Cerrado, foi implantado um loteamento para quinhentas famílias em área plana (declividade < 2%) de Veredas adjacente a um córrego urbano. Sabe-se que as Veredas, predominantemente, apresentam características ambientais específicas e se inserem em solos hidromórficos com abundante presença de olhos d’água (nascentes). Em se tendo a ocupação total dos lotes dessa área de Veredas, e, portanto, o seu adensamento urbano (construtivo e populacional) completo, espera-se que ocorram problemas futuros relacionados

#Questão 1133552 - Arquitetura, Paisagismo, UFU-MG, 2025, UFU-MG, Arquiteto e Urbanista

A NBR 16636-4/2023 é uma norma da ABNT que visa a Elaboração e o Desenvolvimento de Serviços Técnicos Especializados de Projetos Arquitetônicos e Urbanísticos com ênfase no Projeto de Arquitetura Paisagística. Suas premissas destacam o foco em projeto de novas áreas e o redesenho de áreas livres preexistentes, de caráter público ou privado. De acordo com essa norma e com as premissas do pensamento ecológico, assinale a alternativa correta.

#Questão 1133967 - Arquitetura, Instalações Prediais, FGV, 2025, MPU, Analista do Perito em Arquitetura

Para a construção de um novo tribunal, foram concluídos os projetos executivos. Um arquiteto, responsável pela fiscalização, recebeu o memorial descritivo do projeto hidrossanitário, com algumas definições dos elementos contidos no projeto; elas, porém, não continham o título desses elementos. As definições em questão estão dadas a seguir.
I. Aparelho ligado à instalação predial e destinado ao uso de água para fins higiênicos ou a receber dejetos ou águas servidas.
II. Caixa destinada a permitir a junção de tubulações do subsistema de esgoto sanitário.
III. Trecho de tubulação compreendido entre a última inserção de subcoletor, ramal de esgoto ou de descarga, ou caixa de inspeção geral e o coletor público ou sistema particular.
IV. Caixa provida de desconector, destinada a receber efluentes da instalação secundária de esgoto.
V. Tubulação primária que recebe os efluentes dos ramais de descarga diretamente ou a partir de um desconector.
Segundo a NBR 8160:1999 (Sistemas prediais de esgoto sanitário – Projeto e execução), essas definições correspondem, respectivamente, a:

#Questão 1133970 - Arquitetura, Instalações Prediais, FGV, 2025, MPU, Analista do Perito em Arquitetura

Após a conclusão de uma obra, foi realizada uma fiscalização por um grupo de arquitetos que identificou irregularidades nas instalações de drenagem pluvial. Foi identificado que não foram previstas inspeções e caixas de areia, que deveriam estar instaladas em determinadas tubulações. Analise as tubulações apresentadas a seguir, identificando com:
I. os casos em que há a necessidade da instalação da inspeção;
II os casos em que há a necessidade da instalação da caixa de areia.
Tipo de tubulação:
( ) aparente com conexão com outra tubulação
( ) aparente com mudança de direção
( ) enterrada com mudança de declividade
( ) enterrada com mudança de direção
( ) enterrada com conexão com outra tubulação
A sequência correta é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis