Questões de Arquitetura do ano 2017

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Arquitetura do ano 2017

Ao projetar a escada principal de uso coletivo de um edifício na cidade de Salvador, o arquiteto, em respeito às normas relativas à execução de obras desse Município, utilizou a “fórmula 2h+p = 0,62m a 0,64 m, onde h é a altura do degrau, com máximo de 0,18m e p o piso, não podendo este ser inferior a 0, 27m”.

Assinale a opção que indica o número de degraus e de patamar(es) intermediário(s), se este for o caso, sabendo que a escada deverá ter lances retos, duas mudanças de direção e altura a vencer de 3,06m.

Considerando que o conjunto de vias e quarteirões compõe a malha urbana de uma cidade, assinale a afirmativa correta.

Tendo em vista a importância da arborização urbana, sobretudo por seus benefícios sociais e ecológicos, é necessário que os agentes envolvidos com a questão estejam em permanente interação para que, de forma participativa e criativa, sejam encontradas soluções de convivência com as várias estruturas e equipamentos das cidades. Quando se trata especificamente da iluminação pública, uma forma de dimensionar a desobstrução da iluminação em árvores no sentido longitudinal da via se dá pela seguinte equação:

Qual será a altura de montagem de uma luminária, localizada na região central entre duas árvores, sendo uma com altura mínima do galho de 3 m e outra de 4 m, com distância livre de 8 m uma da outra, de forma que a luz não seja obstruída pela vegetação?

Nenhuma cidade está realmente preparada para o futuro sustentável. A urbanização causa mudanças climáticas locais, poluição, pela emissão de substâncias químicas tóxicas, colabora para a extinção de espécies ou é ativa em desmatamento através do crescimento urbano direcionado pelo consumo de bens (HALL e PFEIFFER, 2000). Um dos desafios no estudo dos impactos da cidade sobre o meio ambiente é o fenômeno da Ilha de Calor Urbana (ICU). Sobre as possíveis causas desse fenômeno, analise as afirmativas a seguir.

I - A poluição do ar presente na atmosfera urbana absorve e reemite radiação de onda longa para o ambiente urbano, elevando sua temperatura.

II - A obstrução do céu, provocada pelos edifícios, resulta em uma diminuição da perda de calor por radiação de ondas longas do espaço entre os edifícios (cânion); o calor é interceptado pelas superfícies de obstrução e absorvido ou irradiado de volta para o tecido urbano.

III - A evaporação da água nas áreas urbanas é diminuída por causa de “superfícies impermeabilizadas" (materiais menos permeáveis e menor ocorrência de vegetação em relação às áreas rurais); como consequência, mais energia é absorvida na forma de calor latente e pouca na forma de calor sensível.

IV - O calor antropogênico liberado por processos de combustão, tais como o tráfego de veículos, equipamentos de arrefecimento e as indústrias, não influencia de forma significativa no fenômeno da ICU.

Está correto o que se afirma em

O conjunto de sistemas técnicos de equipamentos e serviços necessários ao desenvolvimento das funções urbanas é conhecido como infraestrutura urbana. O sistema de infraestrutura urbana é composto de subsistemas que refletem como a cidade irá funcionar. Considere o corte esquemático de uma região urbana, ilustrado a seguir.

Assinale a alternativa que especifica corretamente os subsistemas numerados.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis